O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir as Diretrizes para os Autores (a seguir). É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo. Caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

Diretrizes gerais para os autores

     - Submissão e avaliação do manuscrito

 Os manuscritos devem ser submetidos via internet, exclusivamente no website da Revista (https://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/login). É condição essencial que toda e qualquer submissão seja de material não publicado e nem em avaliação por outro periódico.

Após a submissão será realizada a primeira avaliação pela equipe composta pela Editora Geral e por Assistentes de Edição da Revista de Psicologia da Unesp, verificando se o trabalho seguiu os itens elencados nas Diretrizes para Autores e Tipos de Contribuição.

Aprovado nesta etapa, o manuscrito será encaminhado para avaliação pelos pares preservando a identidade dos autores e consultores (double blind review). Os avaliadores ad hoc, que devem apontar ausência de conflito de conflitos para a avaliação dos manuscritos.

Os pareceres emitidos pelos consultores contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação.

Caberá ao Conselho Editorial a decisão final sobre o manuscrito, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações, reservando-se, ainda, o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo editorial.

A Revista de Psicologia da Unesp não cobra taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos.

 

  • Apresentação de manuscritos

 A Revista de Psicologia da Unesp adota as normas de publicação da American Psychological Association (APA).

Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser submetidos em editor de texto compatível com Word, em espaço duplo (em todas as partes do manuscrito), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, não excedendo o número de palavras apropriado à categoria em que o trabalho se insere, (excluindo Resumo, Abstract, Referências);

A configuração da página deverá ser A4, com as seguintes margens: esquerda 3,0 cm; demais lados 2,0cm, com alinhamento à esquerda;

É fundamental que o material não contenha qualquer forma de identificação da autoria, o que inclui referências identificadas a trabalhos anteriores do(s) autor(es)do manuscrito e seus vínculos institucionais, bem como informações contidas nos campos das propriedades do documento.

Especial atenção para retirar a identificação de autoria nas Propriedades do arquivo da sua versão de Word ou outro editor de texto. Na ferramenta de Ajuda do seu editor de texto, procure por “Propriedades” ou “Inspecionar documento” e siga as instruções para remover informações pessoais do documento para garantir a avaliação blind review.

Todo e qualquer texto encaminhado de modo on line à Revista deve ser acompanhado de carta assinada por todos os autores (modelo a seguir), onde esteja explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho a publicação. Esta carta deve conter, ainda, autorização para reformulação de linguagem, se necessária para atender aos padrões da Revista. Todos os documentos complementares devem ser anexados pelo sistema eletrônico de editoração, em arquivo do Word.

(ATENÇÃO: Considerando a pandemia que nos impõe o isolamento social, a carta de encaminhamento deverá constar o nome dos autores em ordem de autoria (primeiro autor, segundo autor etc) nãosendo necessário constar a assinatura)

Modelo de carta de encaminhamento

Encaminhamos à Revista de Psicologia da Unesp para apreciação e avaliação  o texto intitulado (título do texto) que se trata de (categoria do texto: por exemplo, Relato de pesquisa, Ensaio, Relato de experiência).

Declaramos que:

  • O presente trabalho é inédito, original e seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos.
  • O trabalho não está submetido a outra revista para publicação.
  • A participação dos autores em todas as etapas do presente trabalho não apresenta nenhum conflito de interesse de qualquer natureza.

Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista.

Atenciosamente,

Nomes

(no caso de artigos com mais de dois autores, informar quem é o autor principal e quem são os co-autores)

 

  • Preparação dos manuscritos

 Os elementos do manuscrito devem ser apresentados na seguinte ordem:

  • Folha de rosto sem identificação de autoria; Não é computada no número total de páginas do manuscrito, mas deve estar integrada ao arquivo com os demais elementos do texto. Deve conter o Título original (máximo de 14 palavras) e título compatível em inglês Títulos e subtítulos não devem conter pontuação final.
  • Resumos e palavras-chave (em português e em inglês); Deve conter os resumos em português e inglês, formatados em parágrafos únicos, contendo mínimo de 100 e máximo de 150 palavras cada e antecedidos pelo título Resumo. Abaixo de cada resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). Sugere-se utilizar palavras-chave derivadas das Terminologias em Psicologia da BVSPsi ou Thesaurus do Psycinfo. A Revista de Psicologia da Unesp tem como procedimento padrão fazer a revisão final dos Resumos em língua estrangeira, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário.
  • Corpo do texto; deve começar em uma nova folha, contendo uma organização sinalizada por títulos e subtítulos. Não utilizar os termos apud, op. cit., id., ibidem e outros (ver Manual de Publicação da APA, 6ª. Edição, 2010)
  • Maiores informações sobre o modelo de referência da APA ´podem ser obtidas no seguinte link
  • https://www.ip.usp.br/site/wp-content/uploads/2016/10/normalizacao_referencias_APA_6_ed_vers%C3%A3o2013.pdf
  • Notas; Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas no texto por algarismos arábicos sobrescritos e apresentadas imediatamente após o corpo do texto.
  • Referências; Apenas as obras mencionadas no texto devem aparecer nesta seção.
  • Tabelas, Figuras e Anexos, devem ser numeradas, possuir título e legendas, quando necessário.

 

  • Verificação de diretrizes para submissão

O descumprimento de qualquer um dos itens é suficiente para a recusa inicial, durante a primeira etapa de avaliação, motivo pelo qual recomendamos aos autores que façam minuciosa revisão de seus manuscritos antes da submissão. Enfatizamos que manuscritos recusados duas vezes por inadequação a esses itens não serão novamente recebidos.

  • Direitos autorais

A submissão dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Psicologia da Unesp, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Psicologia da Unesp.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.