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2023-12-15

Volume 35 (jan-jun. 2024): Literatura brasileira no Ensino Médio: reflexões sobre a formação do leitor

 

Altamir Botoso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/ UEMS;

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista/ UNESP;

Fernando Teixeira Luiz, Universidade Estadual Paulista/ UNESP.

 

Ementa: Configuram as principais metas, desafios e pretensões deste volume temático: problematizar o processo de formação de leitores no Ensino Médio, as políticas públicas de leitura e a presença do texto literário na escola. Nesse sentido, serão aceitas contribuições direcionadas às práticas com literatura brasileira contemporânea no Ensino Médio. Buscam-se abordagens de textos dotados de valor estético que apresentem temáticas relevantes e, em especial, que sejam contemplados determinados autores e gêneros textuais silenciados em materiais de cunho didático, voltados ao ensino de Literatura. Para tanto, almeja-se fomentar a discussão sobre a literatura como campo interdisciplinar e transdisciplinar; as estratégias de leitura e as propostas diversas de recepção de textos literários; o ensino de leitura e literatura na Base Nacional Comum Curricular; os impactos do Novo Ensino Médio na formação de jovens leitores; as possibilidades para a leitura dialógica além do cânone; a literatura de autoria feminina, africana, afro-brasileira, LGBT e indígena; outras poéticas e modalidades estéticas de resistência no espaço escolar; o trabalho com os gêneros literários digitais e multimodais; as propostas lúdicas e dialógicas com o slam; a escolarização da ciberliteratura; os canais nas plataformas digitais e os sistemas apostilados de ensino que restringem a aula de literatura ao resumo de romances; as possíveis alternativas metodológicas frente aos programas de ensino ainda pautados na periodização literária; as contribuições de áreas diversas para o ensino de Literatura e para a mediação de obras com leitores em formação. Nessa dimensão, partimos do pressuposto de que a leitura é concebida como um processo complexo, amplo e dinâmico que envolve a compreensão da realidade a partir da interação entre sujeitos mediados pelo texto verbal e imagético, inseridos, por conseguinte, em uma situação comunicativa, em um momento histórico, em um contexto social. Nesse sinuoso e dinâmico quadro, as reflexões acerca do ensino de literatura – não priorizando somente os elementos estruturais do texto, mas tendo em vista, sobretudo, a literariedade, a intertextualidade, a plurissignificação, a metaficção, entre outros recursos – tornam-se imperativas, capazes de direcionar um olhar crítico às práticas em sala de aula com autores e títulos periféricos.

 

Referências

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