A COMUNICABILIDADE DE UM AUTOR SEM OBRA
O PROJETO ESTÉTICO DE PEDRO KILKERRY E A IMPRENSA.
Palavras-chave:
Pedro Kilkerry; poesia na belle époque brasileira; história literária; imprensa do início do século XX; estética parnaso-simbolistaResumo
Reconhecido como uma das expressões mais singulares do simbolismo brasileiro do início do século XX, Pedro Kilkerry, a partir da leitura promovida por Augusto de Campos, figura junto à crítica como um autor cujo projeto estético acena ao futuro, sendo pouco identificado com as práticas estéticas de sua época. Contudo, a produção conhecida do autor se resume a poemas, crônicas e páginas de crítica que estamparam periódicos baianos entre os anos de 1906 e 1917. Tal participação ativa na imprensa sugere aderência e comunicabilidade junto às agremiações literárias do tempo. Pretende-se, pois, com este artigo, tecer considerações sobre o projeto estético que permeia as contribuições de Pedro Kilkerry à imprensa, visando a avaliação de seu grau de adesão e negação frente às convenções e tendências estéticas dominantes em seu período histórico e meio cultural.