Notícias

Chamada para Submissões - Dossiê As Extremas Direitas e o Poder: leituras a partir da História.

2022-05-11

WhatsApp_Image_2022-05-11_at_19.33_.21_.png

Cartaz de propaganda produzido para show de banda estadunidense de punk rock cancelado no Brasil em 2019, arte de Cristiano Suarez. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/musica/bolsonaro-cartaz-dead-kennedys/amp/

 

A revista Faces da História informa que está aberto o prazo para a submissão de artigos para o dossiê As Extremas Direitas e o Poder: leituras a partir da História até o dia 08 de julho de 2022. O dossiê é organizado por Makchwell Coimbra Narcizo (Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/2019, Pós Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás e Docente da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT), Daniel Trevisan Samways (Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR/2014, Pós Doutorando em História pela Universidade de São Paulo - USP e Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Patrocínio) e Felipe Cazetta (Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF/2016, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes São Francisco).

Saiba mais sobre Chamada para Submissões - Dossiê As Extremas Direitas e o Poder: leituras a partir da História.

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2022): A cultura cinematográfica e sua história

Existem diferentes formas de começar um texto sobre o fenômeno cultural de massa que encantou gerações, comoveu audiências e participou da invenção da vida moderna. Na substituição das antigas formas artesanais de diversão, eruditas e populares, os filmes suscitaram a profunda transformação de diferentes práticas sociais como rituais, comportamentos, simbologias e ideias que, sujeitas à atmosfera de diferentes épocas e contextos geopolíticos, foram transmitidas de geração em geração em diferentes grupos humanos. De todos eles, os rastros mais quentes podem ser encontrados nas trajetórias intelectuais de críticos, cronistas e historiadores que participaram da formação da cultura cinematográfica: os primeiros, implicados no sucesso artístico ou comercial dos filmes; os historiadores, concentrados na preservação e difusão do patrimônio cultural cinematográfico.

Publicado: 2022-06-28

Equipe Editorial

Apresentação

Artigos para Dossiê

Ver Todas as Edições

A Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878 - Qualis B3) é uma publicação periódica online conduzida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. A proposta visa divulgar a produção científica na área de História e nas suas diferentes interfaces, assim como estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação stricto sensu. Faces da História aceitará artigos científicos inéditos – separados em duas secções: dossiês e artigos livres. Além de resenhas, traduções e entrevistas cujo interesse se refere à difusão de ideias e ao desenvolvimento do conhecimento histórico.