Notícias

Prorrogação de Prazo - Chamada para Submissões - Dossiê A História dos Transportes no Brasil e no Mundo

2022-12-03

prorrogação.PNG

Viaduto ferroviário por Marc Ferrez, cerca de 1895. Instituto Moreira Salles. 

A Faces da História anuncia a prorrogação do prazo para a submissão de artigos para o dossiê A História dos Transportes no Brasil e no Mundo até o dia 18 de fevereiro de 2023. O dossiê é organizado por Thiago Mantuano (Doutor em História - UFF) e Raphael Castelo Branco (Doutorando em História - UFF). 

Saiba mais sobre Prorrogação de Prazo - Chamada para Submissões - Dossiê A História dos Transportes no Brasil e no Mundo

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2022): As Extremas Direitas e o Poder: leituras a partir da História

Como se combate o fascismo? A interrogação poderia bem abrir um texto em uma revista de curiosidades, um jornal, ou qualquer outro texto, porque há décadas não é uma temática exclusiva das ciências humanas, mas uma meta para toda a sociedade. A história, entretanto, tem seu papel efetivo nesta luta, fundamentado na, talvez, sua mais importante função: lembrar, ou até, não deixar esquecer. Hobsbawm (1995, p. 13), ao refletir sobre o século XX, ponderou que seria difícil analisá-lo sem fazer julgamentos aos horrores assistidos nos tempos das guerras, mas ainda assim nos alertou sobre a importância de compreender esse passado não tão distante.

Publicado: 2022-12-20

Equipe Editorial

Apresentação

Ver Todas as Edições

A Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878 - Qualis A4) é uma publicação periódica online conduzida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. A proposta visa divulgar a produção científica na área de História e nas suas diferentes interfaces, assim como estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação stricto sensu. Faces da História aceitará artigos científicos inéditos – separados em duas secções: dossiês e artigos livres. Além de resenhas, traduções e entrevistas cujo interesse se refere à difusão de ideias e ao desenvolvimento do conhecimento histórico.