Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940

Autores

  • Anne Caroline Peixer Abreu Neves Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc

Palavras-chave:

memórias, experiências, cultura escolar, nacionalização do ensino, Escola Pública de Itoupava Norte

Resumo

Esse texto dialoga com as memórias de experiências dos sujeitos no cotidiano da Escola Pública de Itoupava Norte – município de Blumenau/SC, durante a campanha de nacionalização do ensino conduzida pelo governo de Getúlio Vargas. As análises que mobilizaram a história oral possibilitaram compreender que as entrevistadas evocaram recordações que, nem sempre, estabeleciam relações com as ações nacionalizadoras que impuseram o ensino da língua vernácula e a exaltação de símbolos nacionais. Isso não invisibilizou, nas narrativas a presença dos instrumentos governamentais utilizados para implementar as leis, apesar de terem sido relatados na sutileza. O trabalho de memória evidenciou experiências que referenciaram outros contornos da escola valorizando os movimentos de integração das crianças, as convivências em diferentes lugares do ambiente escolar; e outras formas de se relacionar com as professoras.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

PEIXER ABREU NEVES, Anne Caroline. Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940. Faces da História, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 182–202, 2019. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306. Acesso em: 17 nov. 2024.