Discursos orientalistas sobre a dança

o caso de “Almée, an egyptian dancer”, de Gunnar Berndtson

  • Nina Paschoal PUC-SP
Palavras-chave: colonização, dança do ventre, gunnar berndtson, orientalismo, Almée

Resumo

A ideologia colonial produziu uma mentalidade, práticas, políticas, discursos e também imagens. Tomando a pintura “Almée, an egyptian dancer” (1883) de Gunnar Berndtson como foco da análise, este artigo procura relacioná-la com dados bibliográficos, no intuito de identificar a relação entre um destes estilos da pintura - reconhecido pela alcunha de Orientalismo - com o processo de colonização do Oriente Médio, especialmente do Egito. Longe de questionar o mérito artístico, técnico e apreciativo da obra de arte destacada, visamos questionar o contexto e motivação para sua feitura, dados que fizeram Berndtson e outros artistas europeus a pintarem cenas das danças orientais femininas que, em seguida, passam a ser reconhecidas pelo Ocidente como “Dança do Ventre”.

Publicado
2019-12-16
Como Citar
PASCHOAL, N. Discursos orientalistas sobre a dança. Faces da História, v. 6, n. 2, p. 274-289, 16 dez. 2019.