Referências bibliográficas sobre o Islã no Brasil
um estudo de caso dos livros didáticos de Gilberto Cotrim e Cláudio Vicentino
Resumo
O Islã tem tido grande exposição nas mídias ocidentais desde a Revolução Iraniana (1979) e tal movimento também é constatado no Brasil. Esse interesse tem se manifestado também nos livros didáticos de História, que no último século inverteram o foco da Antiguidade para a Contemporaneidade e incluíram o Islã em muitos capítulos. Diante disso, rastreamos quais autores servem de referência para composição dos textos didáticos e como esse rol se modificou nas últimas décadas, sobretudo com a escalada da associação entre extremismo islâmico e terrorismo na mídia de um lado e, de outro, a criação e expansão do Programa Nacional do Livro Didático, mais especificamente seu segmento voltado para o Ensino Médio, o PNLD (EM). Nosso artigo revela peculiaridades acerca do processo de produção dos livros didáticos na Era PNLD concluindo que as referências bibliográficas citadas são usadas com muita liberdade a fim de satisfazer as exigências do PNLD.
Copyright (c) 2019 Felipe Yera Barchi

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