As contribuições da Escola Sociológica de Chicago para os estudos migratórios e seus reflexos na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP), no Brasil, nas décadas de 1940 e 1950

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Palavras-chave:

Escola de Chicago, Estudos migratórios, Estudos migratórios no Brasil, Assimilação, Escola Livre de Sociologia e Política

Resumo

Este artigo analisa as contribuições e influências da Escola Sociológica de Chicago nos estudos migratórios no Brasil na primeira metade do século XX. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica do tema. Argumentamos que, assim como as pesquisas elaboradas em Chicago no início do século passado, os estudos migratórios no Brasil, especialmente na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo entre as décadas de 1940 e 1950, buscavam entender como os imigrantes estavam se adaptando aos seus novos contextos sociais. A partir de pesquisas empíricas, utilizando técnicas como observação participante, aplicação de questionários e entrevistas, ambas as instituições trabalhavam baseadas nos conceitos “assimilação” e “aculturação” a fim de explorar o processo de integração dos estrangeiros às suas comunidades adotivas.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

DE SÁ COTRIM, Aline; GUEDES BRUM, Alex. As contribuições da Escola Sociológica de Chicago para os estudos migratórios e seus reflexos na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP), no Brasil, nas décadas de 1940 e 1950. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 305–330, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2125. Acesso em: 13 nov. 2024.