As contribuições da Escola Sociológica de Chicago para os estudos migratórios e seus reflexos na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP), no Brasil, nas décadas de 1940 e 1950

Autores

Palavras-chave:

Escola de Chicago, Estudos migratórios, Estudos migratórios no Brasil, Assimilação, Escola Livre de Sociologia e Política

Resumo

Este artigo analisa as contribuições e influências da Escola Sociológica de Chicago nos estudos migratórios no Brasil na primeira metade do século XX. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica do tema. Argumentamos que, assim como as pesquisas elaboradas em Chicago no início do século passado, os estudos migratórios no Brasil, especialmente na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo entre as décadas de 1940 e 1950, buscavam entender como os imigrantes estavam se adaptando aos seus novos contextos sociais. A partir de pesquisas empíricas, utilizando técnicas como observação participante, aplicação de questionários e entrevistas, ambas as instituições trabalhavam baseadas nos conceitos “assimilação” e “aculturação” a fim de explorar o processo de integração dos estrangeiros às suas comunidades adotivas.

Referências

ALBA, Richard; NEE, Victor. Rethinking Assimilation Theory for a New Era of Immigration. The International Migration Review, v. 31, n. 4, p. 826-874, 1997. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/019791839703100403. Acesso em: 22 mar. 2021.

ALVES, Andrea M. Alguns temas e problemas da sociologia no Brasil: uma análise de conteúdo da Revista Sociologia (1939-1941). In: SILVA, Isabela Oliveira Pereira da; ALMEIDA, Rodrigo Estramanho de. (Org.). As Ciências Sociais em revista: temas e debates na Revista Sociologia (1939-1966. São Paulo: Sociologia e Política, 2015, p. 179-225.

BALDUS, Herbert. WILLEMS, Emilio. Dicionário de etnologia e sociologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939.

BECKER, Howard. A escola de Chicago. Mana, v. 2, n. 2, p. 177-188, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/6FvBPkkRffvcrrkJb77SZBv/?lang=pt. Acesso em: 9 mar. 2022.

BERLINCK, Cyro. Notas e Comentários: Rumos da pesquisa social no Brasil. Sociologia, v. 23, n. 4, p. 371-374, 1961.

BERTAUX, Daniel. Les récits de vie comme forme d’expression, comme approche et comme movement. In: PINEAU, Gaston; JOBERT, Guy. (Ed.). Histoire de vie: utilisation pour la formacion. Paris: L’Harmattan, 1989, p. 17-38. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/kQSZZJDqQLjbRKg87PLZCYs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2021.

BLANCO, Alejandro. Ciências Sociais no Cone Sul e a gênese de uma elite intelectual (1940-1965). Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 89-114, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12536/14313. Acesso em: 12 mar. 2021.

BRAGA, Adriana; GASTALDO, Édison. O legado de Chicago e os estudos de recepção, usos e consumos midiáticos. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 39, p. 78-84, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/revistafamecos/article/view/5845. Acesso em: 12 mar. 2021.

BULMER, Martin. The Chicago school of sociology – Institucionalization, diversity, and the rise of sociological research. Chicago: The University of Chicago Press, 1984

CANO, Wilson. Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954 a reconstrução do Estado Nacional e a política nacional de desenvolvimento. Revista de Economia Política, vol. 35, n. 3, v. 140, p. 444-460, 2015.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rep/a/FwKt39SvPW36Thr993KRrfF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2021.

CASTRO, Marco. L de. Entre o Japão e o Brasil: a construção da nacionalidade na trajetória de vida de Hiroshi Saito. 247 f. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

COTRIM, Aline de Sá. Imigração e assimilação nos estudos sociológicos de Hiroshi Saito (1947-1964). 2016. 189 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24014. Acesso em: 16 fev. 2021.

COULON, Alain. L’École de Chicago. Paris: PUF, 1992.

DEL VECCHIO, Ângelo. Preâmbulo: As influências presentes nos anos de formação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. In: KANTOR, Iris; MACIEL, Debora; SIMÕES, Júlio Assis. (Org.). A Escola Livre de Sociologia e Política: anos de formação 1933-1953. 2ed. São Paulo: Sociologia e Política, 2009, p. 11-26.

DEL VECCHIO, Ângelo. DIÉGUEZ, Carla. As pesquisas sobre o padrão de vida dos trabalhadores da cidade de São Paulo: Horace Davis e Samuel Lowrie, pioneiros da Sociologia aplicada no Brasil. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2008.

EUFRÁSIO, Mário. Estrutura urbana e ecologia humana: a Escola sociológica de Chicago (1915-1940). São Paulo: Editora 34, 1999.

FARIS, R. E. L. Foreword. In: LEWIS, J. David; SMITH, Richard. (Org.). American sociology and pragmatism: Mead, Chicago sociology, and symbolic interaction. Chicago: University of Chicago, 1980, p. 11-17.

FERREIRA, Max André de Araújo; CARDIN, Eric Gustavo. Perspectivas teóricas para o estudo das migrações. Revista Contribuiciones a las Ciencias Sociales, n. 65, 2020.Disponível em: HYPERLINK "about:blank"https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7760482. Acesso em: 10 jan. 2021.

FESPESP. Anuário da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo — nono ano letivo — 1942. Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1942.

FESPESP. Anuário da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo — décimo terceiro ano letivo — 1946. Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1946.

FESPESP. Anuário da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo — décimo quarto ano letivo — 1948. Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1948.

FITZGERALD, David Scott. The Sociology of International Migration. In: BRETTELL, Caroline B.; HOLLIFIELD, James F (Eds.). Migration Theory: Talking Across Disciplines. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2014, p. 115-147.

FOOTE WHYTE, William. Street corner society: The social structure of an Italian slum. Chicago: University of Chicago Press, 1943.

GONDIM, Linda M. Lições da Escola de Sociologia de Chicago para a pesquisa urbana contemporânea no Brasil. In: SEMINÁRIO DA HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 14, 2016, São Carlos. Anais. São Carlos: USP, 2016. p. 89-96. Disponível em: https://www.iau.usp.br/shcu2016/anais/wp-content/uploads/pdfs/05.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.

IOSIFIDES, Theodoros. Qualitative methods in migration studies: a critical realist perspective. Oxford: Ashgate Publishing, 2011.

LACERDA, Moara Ferreira. Diálogo Teórico das Migrações Internacionais: Desafios Eminentes a uma Compreensão Holística. Àskesis, v. 3, n. 1, p. 159-169, 2014.

LEE, Chris. Sociological Theories of Immigration: Pathways to Integration for U.S. Immigrants. Journal of Human Behavior in the Social Environment, v. 19, n. 6, p. 730-744, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10911350902910906. Acesso em: 10 mai. 2021.

LINDBERG, John. The background of Swedish emigration to the United States: an economic and sociological study in the dynamics of migration. Mineapolis: University of Minnesota Press, 1930.

LIMONGI, Fernando. Mentores e Clientela da Universidade de São Paulo. In: MICELI, Sérgio. (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil (Vol.1). São Paulo: Revista dos Tribunais Ltda., 1989, p. 179-225.

MARTINS, Carlos. B. C. O legado do Departamento de Sociologia de Chicago (1920-1930) na constituição do interacionismo simbólico. Revista Sociedade e Estado, v. 28, n. 2, p. 217-239, 2013.Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/WWTsBSdbCfwK3BdYjgn4wnz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2021.

MENDOZA, Edgar S. G. Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paulo (1935-1950). Sociologias, v. 7, n. 14, p. 440-470, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6Y4h6KZbRy6CPJ3z47fzdMC/?lang=pt&format=html. Acesso em: 27 fev. 2021.

MILLS, Edwin S.; SIMMONS, Cynthia S. Evolution of the Chicago Landscape: Population Dynamics, Economic Development, and Land Use Change. In: NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES. Growing Populations, Changing Landscapes: Studies from India, China and United States. Washington, D.C: The National Academies Press, 2001, p. 275-300.

NOVA, Sebastião V. Donald Pierson e a Escola de Chicago na Sociologia Brasileira: Entre humanistas e messiânicos. Lisboa: Veja, 1998.

OLIVEIRA, Márcio de. O Tema da Imigração na Sociologia Clássica. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 57, n. 1, p. 73-100, 2014.Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/bK5qDxSsGNjnLVbmjZ543hF/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 fev. 2021.

PARK, Robert E. The City: Suggestions for the Investigation of Human Behavior in the City Environment. American Journal of Sociology, vol. 20, no 5, p. 577-612, 1915.

PARK, Robert E.. The Immigrant press and its control. New York; London: Harper & Bros., 1922.

PARK, Robert. Human migration and marginal man. American Journal of Sociology, New York, v. XXXVII, n. 6, p. 881-893, 1928. PARK, Robert E.. Race and Culture. Glencoe: The Free Press, 1950.

PARK, Robert E; BURGESS, Ernest. W. Competição, conflito, acomodação e assimilação. RBSE — Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 13, n. 38, p. 129-138, 2014. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/ParkArt.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

PIERSON, Donald. Teoria e Pesquisa em Sociologia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1964.

PIERSON, Donald. Algumas atividades no Brasil em prol da Antropologia e outras ciências. In: CORRÊA, Mariza. História da Antropologia no Brasil (1930-1960): Testemunhos: Emílio Willems e Donald Pierson. São Paulo: Vértice, 1987, p. 29-116.

REDFIELD, Robert; LINTON, Ralph; HERSKOVITS, Melville. Memorandum for the study of acculturation. American Anthropologist, v. 38, p. 149-152, 1936.

SAITO, Hiroshi. O suicídio entre os imigrantes japoneses e seus descendentes no Estado de São Paulo. Sociologia, v. 15, n. 2, p. 109-130, 1953

SAITO, Hiroshi. O Cooperativismo na Região de Cotia: estudo de transplantação cultural. São Paulo: Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 1956.

SAITO, Hiroshi. O Japonês no Brasil: estudo de mobilidade e fixação. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 1961.

SASAKI, Elisa. M.; ASSIS, Glaucia. de O. Teoria das Migrações Internacionais. In: Encontro Nacional da ABEP, 12, 2000, Caxambu. Anais. Caxambu: ABEP, p. 1-19. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/view/969/934. Acesso em: 25 fev. 2021.

SCHADEN, Egon. Aculturação de alemães e japoneses no Brasil. Revista de Antropologia, v. 4, p. 41-46, 1956.

TINOCO, Rui. Método Biográfico ou das Histórias de Vida: Notas sobre o seu Desenvolvimento e Aplicação à Investigação das Toxicopendências. Psicologia.PT, 2016.

THOMAS, William I. e ZNANIECKI, Florian. The Polish Peasant in Europe and America: A Classic Work in Immigration History. Vol. 1 e 2, originalmente: Chicago: Chicago University Press, 1918.

TRUZZI, Oswaldo. Assimilação ressignificada: novas interpretações de um velho conceito. DADOS, v. 55, n. 2, p. 517-553, 2012.Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/zf4QYgMXCx4494SfGQqhHQs/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2021.

VALLADARES, Lídia do Prado. Apresentação. In: VALLADARES, Lídia do Prado (Org.). A Escola de Chicago: impactos de uma tradição no Brasil e na França. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Editora da UFMG/IUPERJ, 2005.

VELHO, Gilberto. Reflexões sobre a Escola de Chicago. In: VALLADARES, Lídia do Prado (Org.) A Escola de Chicago: Impacto de uma tradição no Brasil e na França. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

VETTORASSI, Andréa; DIAS, Gustavo. Estudos migratórios e os desafios da pesquisa de campo. Soc. E Cult., v. 20, n. 2, p. 7-28, 2017.Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/15539/5/Artigo%20-%20Andr%c3%a9a%20Vettorassi%20-%202017.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

VILLAS BÔAS, Glaucia. K. De Berlim a Brusque de São Paulo a Nashville: A Sociologia de Emílio Willems Entre Fronteiras. Tempo Social, v. 12, p. 171-188, 2000.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/QjGCtWSSLnrcTNLPmWBDNLL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2021

WILLEMS, Emilio. Assimilação e Populações Marginais no Brasil: Estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1940.

WILLEMS, Emilio. Recreação e assimilação: entre imigrantes alemães e japoneses e seus descendentes. Sociologia, v. 3, n. 4, p. 302-310, 1941.

WILLEMS, Emilio. Aspectos da aculturação dos japoneses no Estado de São Paulo. São Paulo: USP, 1948.

WILLEMS, Emilio. A Aculturação dos Alemães no Brasil: estudo antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. São Paulo/Brasília: Cia Ed. Nacional/INL, 1980[1946].

WILLEMS, Emilio; BALDUS, Helbert. Mudança cultural entre imigrantes japoneses no Brasil, no Vale do Ribeiro de São Paulo. Plural, v. 19, p. 139-148, 2012[1942]. Disponível em: HYPERLINK "about:blank"https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74456. Acesso em: 12 fev. 2021

WILLEMS, Emilio; SAITO, Hiroshi. Shindô-Renmei: um problema de aculturação. Sociologia, v. 9, n. 2, p. 133-152, 1947.

WIRTH, Louis. The ghetto. Chicago: The University of Chicago Press, 1928.

ZANFORLIN, Sofia. Migração e Escola de Chicago: caminhos para comunicação intercultural. Esferas, v. 2, n. 3, p. 161-168, 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

DE SÁ COTRIM, Aline; GUEDES BRUM, Alex. As contribuições da Escola Sociológica de Chicago para os estudos migratórios e seus reflexos na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP), no Brasil, nas décadas de 1940 e 1950. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 305–330, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2125. Acesso em: 24 abr. 2024.