Negociações do real entre a fenomenologia e a filmologia

uma abertura ao mundo

Autores

  • Mauro Araujo UFS/USP

Palavras-chave:

crítica de filmes, fenomenologia, filmologia, recepção, cinema

Resumo

Em propostas que escolhem pensar as imagens que o aparato cinematográfico está a criar, chegou-se ao ponto, entre as décadas de 1940 e 1950, de se incluir tanto os efeitos quanto mesmo a própria construção formal das imagens cinemáticas na esfera da filosofia. Na França a nova linguagem da imagem em movimento migrava de análises críticas da arte ao universo epistémico. Dentre os primeiros a diretamente discutir diretamente o cinema nesta esfera estão Henri Bergson, Etienne Jules Marey, Elie Faure em certa medida, fora do país, Sergei Eisenstein e Hugo Munsterberg. Esta reflexão, na França, foi direcionada pelo que se denominou a partir da década de 1950 de filmologia, a partir da obra que se estendeu em reverberações críticas no campo dos estudos sobre cinema, principalmente na França de seu nascimento, o livro de Gilbert Cohen Séat – Essai sur les príncipes d’une filosophie du cinema (1958). O presente artigo ressoa nas modificações das pesquisas para um tipo de antropologia da recepção fílmica, assim como o impacto de determinado clima de um cenário da crítica de cinema.

Referências

ALBERA, François, LEFEBVRE, Martin. Présentation. Filmologie, le retour ?. Cinémas 19, no 2-3 2009.

AYFRE, A, AGEL, H. Le Cinéma et le Sacré. Paris: Les Éditions du Cerf, 1953.

AYFRE, A. Cinema et presence du prochain – quelques problèmes d’estétique et d’anthropologie. In. Présence D’autrui. França: Privat, 1957.

BAYLE, Jean-Louis. Les Non-Conformistes des Années 30 – Une tentative de renouvellement de la pensée politique française. Paris: Les Éditions du Seuil, 1969.

BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: CosacNaify, 2014.

BEGOÑA, Fray Mauricio de. Elementos de Filmologia – teoria del cine. Madrid, 1953.

CARVALHO, Lilian Escorel. A revista francesa L’Esprit Nouveau na formação das ideias estéticas e da poética de Mário de Andrade. Tese de doutorado apresentada na FFLCH-USP, departamento de Letras Vernáculas, programa de Literatura Brasileira, São Paulo, 2008.

CASETTI, Francesco. Teorías del cine. Madrid: Cátedra, 2010.

COHEN-SÉAT, Gilbert. Essai sur les principles d'une philosophie du cinéma. Paris: Presses Universitaires Françaises, 1946.

COHEN-SÉAT, G; FOUGEYROLLAS, P. La influencia del cine y la television. México: Fondo de cultura economica, 1967.

FREIRE, Marcius. Perrault, Rouch: derivas entre o “cinema direto/verdade” e o “cinema vivido”. Significação, vol. 39. núm. 38, julho-dezembro, 2012, pp. 27-39.

GOURMELEN Arnaud. Le festival du film maudit et le rendez-vous de Biarritz. Biarritz, 1949 et 1950. In: 1895, revue d'histoire du cinéma, n°29, 1999. pp. 105-126.

LE FORESTIER, L. Entre cinéisme et filmologie: Jean Epstein, la plaque tournante. Cinémas, 19 (2-3), 113–140. 2009. Online disponível em https://doi.org/10.7202/037550ar

LISBOA, Fátima Sebastiana Gomes. O movimento de cineclubes na América Latina: civilizacionismo e engajamento político. Argentina e Brasil (1940-1970). ANPUH – XXIII Simpósio Nacional de História. 2005.

LOWRY, Edward. The Filmology Movement and Film Study in France. Ann Arbor, Mich.:UMI Research Press, 1985.

La création de l’association pour la recherche filmologique, 1895. [Online], 66 | 2012 disponível em : http://journals.openedition.org/1895

MARCEL, Gabriel. Togetherness: identity and depth. In. The mystery of being. Grã-Bretanha, The Harvill Press: 1950.

MARIE, M. A Nouvelle Vague e Godard. Campinas: Papirus, 2011.

MOUNIER, Emannuel. O Personalismo. São Paulo: Centauro, 2004.

PIAULT, Marc. Antropologia & Cinema – passagem à imagem, passagem pela imagem. São Paulo: UNIFESP, 2018.

RAUCH, William. Politics and Belief in Contemporary France – Emmanuel Mounier and Christian Democracy, 1932-1950. Holanda: Martinus Nijhoff, 1972.

SADOUL, Georges. Dziga Vertov. Paris: Champ Libre, 1971.

SARTRE, Jean Paul. A imaginação. Rio Grande do Sul: L&PM, 2008.

WAHL, J. Historia del existencialismo. Buenos Aires: Deldalo, 1960.

XAVIER, Ismail. Sétima Arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva: 1978.

ZANATTO, Rafael Morato. O I Festival Internacional de Cinema no Brasil. Aniki vol. 8, n. 1(2021): 101-130| ISSN 2183-1750.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

ARAUJO, Mauro. Negociações do real entre a fenomenologia e a filmologia: uma abertura ao mundo. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 245–264, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2275. Acesso em: 18 abr. 2024.