BARROCO

O TRIUNFO DO DIALOGISMO

Autores

  • Maria dos Prazeres Gomes

Palavras-chave:

Barroco português, plagiotropia, invenção formal, acrósticos, labirintos, anagramas

Resumo

Apresentamos aqui uma abordagem da poesia barroca portuguesa que assinala sua dominante dialógica e intersemiótica, o que a leva a instaurar uma nova forma de pensamento - linguagem, um novo modo de percepção estética. Para isso falaremos de sua dúplice arquitetura sígnica: a verbal e a visual. Da primeira referiremos rapidamente sua vocação plagiotrópica, por entendermos ser na releitura da tradição que melhor se manifesta o senso de eleição e diferenciação estética do Barroco. Da segunda, destacaremos o processo intersemiótico através do qual o poeta, partindo do código verbal, lhe confere foros de código geométrico, pictórico, num gesto sem precedentes na história da literatura portuguesa, assim definindo seu especifico e inovador contributo ao movimento de invenção na nossa poesia e estabelecendo um diálogo surpreendente com o agora.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

Gomes, M. dos P. (2017). BARROCO: O TRIUNFO DO DIALOGISMO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 1, 25–53. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/824

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES

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