A Miscelânea solicita contribuições para o seu volume 38
Dossiê - Lirismo moderno e o sujeito fora de si: novas leituras
Organização:
Angela Teodoro Grillo (UFPA- Belém)
Cláudia Tavares Alves (Unesp-Assis)
Cristiane Rodrigues de Souza (Unesp-Assis)
Prazo para o envio de contribuições: 10 de setembro de 2025
O crítico literário Michel Collot sistematiza, a partir da fenomenologia ligada ao texto poético, certa compreensão de mundo reconfigurada pelo lirismo moderno. Para ele, o eu lírico, para entender “sua verdade mais íntima”, inatingível “pelas vias da reflexão e da introspecção” (COLLOT, 2013b, p. 224), fragmenta-se e lança-se à paisagem, como um sujeito fora de si, levado pela “emoção lírica [que], talvez, apenas prolongue ou re-acione esse movimento que constantemente leva e expulsa o sujeito para fora de si, e por meio do qual [...] ele pode ek-sistir e se ex-primir” (COLLOT, 2013b, p. 224). Esse modo de pensar o eu que escreve, considerando a produção poética brasileira, pode ser conferido, por exemplo, na poesia de Mário de Andrade, quando o poeta encena uma concepção do lírico marcada pela consciência da escrita a partir de um eu que se entrega ao mundo, assim como na poesia de outros poetas modernos e contemporâneos. A partir de tais questões, a revista Miscelânea convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos que se detenham no estudo e na análise de textos líricos, escritos em verso ou em prosa, desde o Romantismo até a contemporaneidade, focando-se sobretudo na presença de um eu que se define a partir da mistura ao mundo e ao outro. Espera-se, assim, contribuir para os estudos acerca do lirismo moderno.
Referências
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de Literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
ANDRADE, Mário de. O artista e o artesão. In: O baile das quatro artes. São Paulo: Martins, 1975.
BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Organização e prefácio de Maria Betânia Amoroso; tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In: Céu, inferno. São Paulo: duas Cidades; Editora 34, 2003.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
COLLOT, Michel. Do horizonte da paisagem ao horizonte dos poetas. In: ALVES, Ida Ferreira; FEITOSA, Marcia Maria Miguel. (Orgs.) Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Tradução de Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Edidora Oficina Raquel, 2013.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Tradução de Zênia de Faria e de Patrícia Souza Silva Cesaro. In: Signótica, v. 25, n. 1, jan./jun. 2013b.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de C. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do belo. Tradução, apresentação e notas de Jair Barbosa. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão.
UNAMUNO, Miguel de. Del sentimiento trágico de la vida. Madrid: Renacimiento Sociedad Anónima Editorial, 1912.