SATÃ E A MELANCOLIA
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2533Palabras clave:
História da Literatura, História das Ideias, Melancolia, Gênio, SatãResumen
Em seu clássico estudo Saturn and Melancholy, Raymond Klibansky, Erwin Panofsky e Fritz Saxl (1979) historicizam a reflexão médica, filosófica e poética sobre a melancolia e sua relação com a genialidade, a fim de compreender as ideias que, no século XVIII, desaguariam no conceito de “gênio”. Com base nessa premissa, partimos da hipótese que, sob a sombra do gênio melancólico que o trio de pesquisadores traz à tona em seu percurso da história da arte e do pensamento ocidentais, é possível entrever a face oculta de Satã. Portanto, o objetivo deste ensaio, de cunho histórico-literário, é iluminar a face satânica do gênio melancólico, de modo a demonstrar a íntima relação entre melancolia e forças demoníacas que, assim como a noção de gênio, irá alcançar o seu apogeu durante a Era Romântica.