NAS ESQUINAS, A SOMBRA DA UNIDADE PERDIDA: SUBLIME E MODERNIDADE EM PAULICEIA DESVAIRADA, DE MÁRIO DE ANDRADE E “TABLEAUX PARISIENS”, DE CHARLES BAUDELAIRE

Autores/as

  • Fabiano Rodrigo da Silva Santos

Palabras clave:

Modernity; allegory; flânerie; poetic of myth

Resumen

Este ensaio analisa as manifestações do sublime em Mário de Andrade e Charles Baudelaire, presentes em suas alegorias que colhem aspectos transcendentes do mito e das lendas nas impressões emanadas pelo fenômeno urbano. O resultado da busca empreendida por Baudelaire e Mário de Andrade é a revitalização da dicção do sublime, que, em sua poesia, encontra pontos de transcendência no turbilhão da rua, visando, por um lado, operar a crítica das forças de alienação do espaço e dos indivíduos e, por outro, elevar o fenômeno da vida comum à dignidade da arte que aspira a eternidade.

Publicado

2017-08-02

Cómo citar

da Silva Santos, F. R. (2017). NAS ESQUINAS, A SOMBRA DA UNIDADE PERDIDA: SUBLIME E MODERNIDADE EM PAULICEIA DESVAIRADA, DE MÁRIO DE ANDRADE E “TABLEAUX PARISIENS”, DE CHARLES BAUDELAIRE. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 20, 173–188. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/38

Número

Sección

ART. ORIG./ORIGINAL ARTICLES II - PARA ALÉM DO "SÉCULO BREVE" EM L. PORTUGUESA