O Processo interdiscursivo e intertextual em O Selvagem Da Ópera, de Rubem Fonseca

Autores/as

  • Rebeca Alves

Palabras clave:

Literatura contemporâna, biografia, cinema, interdiscurso e intertextualidade

Resumen

A literatura de Rubem Fonseca, de maneira geral, apresenta uma linguagem que absorve características próprias do cinema, sobretudo no que concerne às técnicas de fragmentação, à preferência pelo discurso direto, no presente e no estilo coloquial, maneiras de uso da linguagem que aproxima sua literatura da dinâmica cinematográfica. Em O selvagem da ópera (1994) duas linguagens se embaralham, pois o narrador da obra, ao mesmo tempo em que se dedica à feitura da biografia de Antônio Carlos Gomes, se empenha no desejo de ver seu trabalho final nas telas de cinema. Nesse artigo, portanto, pretendemos analisar a maneira como Rubem Fonseca cria um romance em que o texto biográfico se une à linguagem cinematográfica, reinventando, por meio da interdiscursividade e da intertextualidade, os dois discursos.

Publicado

2017-09-14

Cómo citar

Alves, R. (2017). O Processo interdiscursivo e intertextual em O Selvagem Da Ópera, de Rubem Fonseca. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 9, 100–115. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/472

Número

Sección

DOSSIÊ: LITERATURA CONTEMPORÂNEA