A COMUNICABILIDADE DE UM AUTOR SEM OBRA

O PROJETO ESTÉTICO DE PEDRO KILKERRY E A IMPRENSA.

Autores/as

  • Fabiano Rodrigo da Silva Santos

Palabras clave:

Pedro Kilkerry; poesia na belle époque brasileira; história literária; imprensa do início do século XX; estética parnaso-simbolista

Resumen

Reconhecido como uma das expressões mais singulares do simbolismo brasileiro do início do século XX, Pedro Kilkerry, a partir da leitura promovida por Augusto de Campos, figura junto à crítica como um autor cujo projeto estético acena ao futuro, sendo pouco identificado com as práticas estéticas de sua época. Contudo, a produção conhecida do autor se resume a poemas, crônicas e páginas de crítica que estamparam periódicos baianos entre os anos de 1906 e 1917. Tal participação ativa na imprensa sugere aderência e comunicabilidade junto às agremiações literárias do tempo. Pretende-se, pois, com este artigo, tecer considerações sobre o projeto estético que permeia as contribuições de Pedro Kilkerry à imprensa, visando a avaliação de seu grau de adesão e negação frente às convenções e tendências estéticas dominantes em seu período histórico e meio cultural.

Publicado

2017-08-04

Cómo citar

da Silva Santos, F. R. (2017). A COMUNICABILIDADE DE UM AUTOR SEM OBRA: O PROJETO ESTÉTICO DE PEDRO KILKERRY E A IMPRENSA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 18, 205–216. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/84

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES