ABOIO

POESIA E CANTO NO COMPASSO DO GADO

Auteurs

  • Maria de Fátima R. Medina
  • Maria Aparecida R. Medina

DOI :

https://doi.org/10.5016/msc.v21i0.12

Mots-clés :

Vaqueiros; Aboio; Memória; Repertório

Résumé

O aboio é instrumento de encontro entre corpo e voz, poesia e música, vaqueiro e sentimento estético. A partir de conversas com Valdomiro, informante principal de estudo de caso, este texto objetiva mostrar que o aboio faz parte do repertório de vaqueiro. O intérprete, com entonações longas e ritmadas em fôlego firme, acalma o rebanho de forma espetacular. Ao som cadenciado que ecoa por pastagens e estradas, o aboiador se transforma em poeta dos campos ao emocionar companheiros e moradores, além de encantar o gado com sua performance. A sonoridade pungente desse canto de trabalho, além de improvisada, é distinta em cada aboiador o qual, ao sentir-se empoderado, sobrepõe palavras ao privilegiar o engajamento poético-corporal no compasso do gado. “Obrigação de todo vaqueiro”, o aboio é relevante elemento do repertório de vaqueiro do vale do Rio Pampã-MG.

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Publiée

2017-08-02

Comment citer

R. Medina, M. de F., & R. Medina, M. A. (2017). ABOIO: POESIA E CANTO NO COMPASSO DO GADO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 21, 51–72. https://doi.org/10.5016/msc.v21i0.12

Numéro

Rubrique

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES