EMPODERAMENTO E AGÊNCIA DA PROTAGONISTA EM MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA: A RELAÇÃO DE GRIET COM AS MULHERES DA CASA
Mots-clés :
Identidade Cultural, Empoderamento, AgênciaRésumé
O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar o empoderamento e agência da protagonista Griet na obra Moça com brinco de pérola (1999), de Tracy Chevalier, em relação às outras personagens femininas desse enredo. Para isso, lançaremos mão dos conceitos de identidade cultural, empoderamento e agência, sob a luz das argumentações teóricas de autores (as) como Judith Butler (1993, 1998), Naila Kabeer (1999), Thomas Bonnici (2007), Stuart Hall (1987, 2001, 2003, 2009), Homi Bhabha (1998) e Kathryn Woodward (2009), entre outros (as). Em vista disso, busca-se constatar que essa obra retrata de forma promissora as mudanças sociais e teóricas relativas à representação literária feminina na pós-modernidade ao propiciar mais autonomia à personagem feminina em questão.