A Miscelânea recebe contribuições para o seu volume 39

2025-10-08

 

Didática da literatura: debates

 

Neste número de Miscelânea, o debate encontra-se direcionado para a questão da didática da literatura, que se compreende como área de estudos e pesquisas, à medida que se fortalece, por exemplo, a importância da leitura literária, do acesso ao livro, das discussões sobre o papel que a literatura tem para se pensar a realidade dos sujeitos e da literatura enquanto portadora de uma possibilidade de acesso a uma linguagem específica que traz à baila um tipo de patrimônio estético e cultural de um povo; tais aspectos a distinguem de qualquer outra manifestação da linguagem. A didatização do texto literário pode suscitar, entre outros aspectos, uma crítica sobre a literatura, impulsionada pela organização didática, isto é, pelo discurso do professor sobre o seu objeto, incluindo a mobilização de saberes literários por meio da análise e do legado de uma teoria literária e de uma fortuna crítica, além das demais etapas deste processo. Isso implica em verbalizar pedagogicamente aspectos referentes à literatura, possibilitando que esse saber impacte o leitor e, consequentemente, os seus tecidos socioculturais. Um bom exemplo para reflexão pode ser o ensino de obras-primas dos nossos patrimônios literários, em particular a celebração dos 125 anos da publicação de Dom Casmurro, o clássico de Machado de Assis, e/ou Os Lusíadas, de Luís de Camões, no 500º aniversário do nascimento do poeta português. Importa refletir sobre as metodologias de ensino dos nossos clássicos, incluindo a forma como a educação digital pode estar a interferir nessas metodologias e a forma como estamos a condicionar o seu ensino por obediência a modelos rígidos de avaliação de obras literárias que condicionam a ação pedagógica de quem tem de ensinar tais obras. Outro ponto a se debater neste número é o próprio entendimento que os agentes dos campos das Letras e da Educação têm sobre a didática da literatura e/ou o ensino da literatura ou, ainda, sobre os caminhos que estabelecem algum tipo de diálogo com essas instâncias literário-pedagógicas, a saber: a leitura literária e a formação do leitor. Desse modo, os objetivos desta chamada consistem em conhecer e reunir resultados de pesquisa ou ensaios críticos que debatem sobre o assunto. Por fim, para este volume da Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp-Assis, objetiva-se constituir um panorama sobre os seguintes pontos: o ensino de literatura; as possibilidades metodológicas de abordar o texto literário; as demandas de uma formação de professores de literatura; o papel dos cursos de Letras neste projeto de formação; e, sobretudo, como uma ideia de didática da literatura vem sendo forjada.

 

REFERÊNCIAS

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