João Antônio e o jogo de cena n’O Jogo da Vida

Autores

Palavras-chave:

João Antônio, Sinuca e Literatura, Maurice Capovilla (cinema)

Resumo

João Antônio Ferreira Filho (1937-1996) criou uma espécie de trilogia, na qual se mesclam os gêneros conto e ensaio, para desenvolver sua tese de que “a sinuca também é uma cópia da nossa sociedade.” Este artigo aceita a provocação e rastreia as imagens e argumentos postos à mesa (verde) pelo escritor paulista, aproximando-os de outros, produzidos por pensadores acadêmicos que se detiveram em discutir a configuração sociológica e antropológica do jogo e do jogar. Finalmente, aproxima-se aqui o mais narrativo dos três textos, o conto “Malagueta, Perus e Bacanaço” de sua recriação fílmica, o longa-metragem O jogo da vida, dirigido por Maurice Capovilla.

Biografia do Autor

Gilberto Figueiredo Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo

Professor Assistente de Teoria da Literatura da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Assis. Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor e Mestre em Literatura Brasileira e Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em História das Religiões e das Religiosidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Figueiredo Martins, G. (2024). João Antônio e o jogo de cena n’O Jogo da Vida. Patrimônio E Memória, 20(1), 1–57. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2831