Política Editorial
Preprints
A revista aceita manuscritos previamente depositados em um servidor não comercial de preprints, tais como SciELO Preprints ou Zenodo, desde que não estejam simultaneamente submetidos à revisão por pares em outro periódico.
Processo de avaliação por pares
O artigo submetido à Patrimônio e Memória passa por um processo de avaliação que consiste nas seguintes etapas, a saber:
- Uma triagem (Desk Review) realizada pelo Editor-Chefe, que analisa sua adequação à política editorial e às normas editoriais da Patrimônio e Memória, sendo rejeitado em caso de inadequação. Nessa etapa, também é realizada a análise de similaridade através do Similarity Check da iThenticate, que emprega o Turnitin.
- Depois de aprovado nessa triagem (Desk Review) inicial, tem início o processo de revisão externa, momento em que o artigo é encaminhado para um dos Editores Associados, que faz uma análise quanto à relevância e contribuição do texto. Se pertinente, o Editor Associado então encaminha o manuscrito para pelo menos dois pareceristas em sistema double-blind review, escolhidos em função de suas especialidades na área.
- Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Editor-Chefe o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres via formulário específico da revista, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser de cinco tipos: a) Aprovar; b) Pequena Revisão; c) Grande Revisão; d) Rejeitar; e) Submeter a outra Revista;
- No caso de solicitação de Pequena Revisão (b) ou Grande Revisão (c), os autores possuem o prazo de 15 dias ou 30 dias respectivamente, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alterações do Word ou similar, e o autor deve enviar, em arquivo separado, uma Carta ao Editor explicando como as alterações pedidas foram feitas e, em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o Editor Associado responsável pela condução da avaliação verifica as modificações solicitadas e delibera se o artigo será rejeitado ou aprovado.
- Quando dos resultados a), d) ou e), o processo retorna então ao Editor-Chefe, a quem caberá tomar a decisão final e comunicar aos autores(as).
- Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normalização, revisão e diagramação.
A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint, não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.
Dados abertos
A Patrimônio e Memória encoraja as/os autoras/es a depositarem seus dados em repositórios de livre acesso para compartilhamento de dados, códigos e outros materiais resultantes das pesquisas. Tais como: Archaeology Data Service (ADS); Figshare; Mendeley Data; Nacional Archive of Data on Arts & Culture (NADAC); SciELO Preprints; Zenodo.
Cobrança de Taxas
Patrimônio e Memória não cobra nenhum tipo de taxa para publicação de artigos, introdução crítica de fontes ou documentos, entrevistas e resenhas; assim como o acesso a todo o seu conteúdo é inteiramente gratuito.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
Em caso de má conduta, a Patrimônio e Memória adota uma postura rigorosa de investigação e transparência, com a retratação ou correção do artigo, quando necessário. Dentre as principais medidas que o periódico adota para lidar com questões éticas e má conduta, destacam-se: avaliação rigorosa; investigação de alegações (de acordo com os protocolos estabelecidos, com base nas orientações da COPE); confidencialidade e imparcialidade; transparência e comunicação clara.
A retratação de artigos é uma medida extrema, tomada apenas quando se confirma que um artigo publicado contém informações incorretas ou foi afetado por má conduta ética, como plágio, manipulação de dados ou erros graves que comprometem a credibilidade do estudo. A política de retratação segue as melhores práticas da COPE, garantindo que a integridade da publicação científica seja mantida, preservando a confiança dos leitores e da comunidade acadêmica.
O periódico também adota outras formas de correção quando necessário; a fim de assegurar que os erros sejam corrigidos de maneira transparente e responsável. Caso um artigo contenha erros pequenos ou não comprometedores, o periódico publicará uma errata para corrigir essas informações. Quando houver a necessidade de adicionar informações relevantes ao conteúdo já publicado, mas sem modificar o conteúdo original, o periódico poderá publicar um adendo.
Patrimônio e Memória segue as diretrizes estabelecidas no Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica, que enfatiza a importância de uma publicação ética, transparente e responsável. O guia fornece orientações sobre como lidar com questões como: plágio; conflito de interesses; revisão por pares justa e imparcial.
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por considerar e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que questões ambientais, conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio, adquirido e anexado à plataforma de submissão: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
Adoção de Softwares de verificacão de similaridade
A Patrimônio e Memória utiliza o serviço de Similarity Check da Ithenticate, que emprega a ferramenta de detecção de similaridade – o Turnitin.
Após a submissão do manuscrito na plataforma Open Journal System (OJS) todos os textos passam pela verificação das normas expressas na seção “Submissões” e pela análise do editor-chefe quanto ao atendimento do escopo da revista. A etapa seguinte consiste em submeter todos os artigos ao sistema de verificação de similaridade Similarity Check da Ithenticate por meio da ferramenta Turnitin. Se constatado algum problema, o editor-chefe entrará em contato com os autores a fim de solicitar explicações formais acerca das dúvidas surgidas na avaliação de similaridade do manuscrito. Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.
Adoção de Softwares de uso de recursos de Inteligência Artificial
A Patrimônio e Memória segue as orientações do Guia de Uso de Ferramentas e Recursos de Inteligência Artificial na Comunicação de Pesquisas da Rede SciELO e apresenta as orientações abaixo:
O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo editorial da revista: o editor e/ou qualquer membro da equipe editorial não deve carregar um manuscrito enviado ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa. A IA generativa ou as tecnologias assistidas por IA não devem ser utilizadas pelo editor para auxiliar na avaliação ou no processo de tomada de decisão de um manuscrito.
O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de revisão por pares: quando um pesquisador é convidado a emitir parecer sobre o artigo de outro pesquisador, o manuscrito deve ser tratado como um documento confidencial. Os revisores não devem carregar um manuscrito enviado ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa. Essa exigência de confidencialidade se estende ao parecer, pois ele pode conter informações confidenciais sobre o manuscrito e/ou os autores. Por esse motivo, os revisores não devem carregar seu parecer em uma ferramenta de IA, mesmo que seja apenas visando melhorar a linguagem ou a compreensão.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da Patrimônio e Memória, além dos autores que publicam na revista, deve sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de orientações que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, Patrimônio e Memória observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando for o caso.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Patrimônio e Memória mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na Patrimônio e Memória é de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao submeter um artigo para a Patrimônio e Memória, o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à revista, permitindo a publicação do artigo nesta revista e o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria.
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Patrimônio e Memória, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0. Autores de artigos publicados pela Patrimônio e Memória mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
A Patrimônio e Memória encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Patrocinadores e Agências de Fomento
A publicação da revista Patrimônio e Memória recebe apoio:
- Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa (UNESP - PROPe)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)