Interfaces entre extensão universitária e preservação da memória
um estudo sobre o patrimônio cultural em Santa Clara do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v17i1.3053Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Educação Patrimonial, Extensão UniversitáriaResumo
O artigo tem por objetivo discutir a importância da preservação do patrimônio cultural e sua relação com a memória social das comunidades. Resgata alguns tópicos normativos, dando destaque contemporâneo ao tema, projetando discussões sobre o papel da extensão universitária na promoção da educação patrimonial assentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Apresentam-se ações do projeto Patrimônio Vivo em comunidades do município de Santa Clara do Sul/RS, no Vale do Taquari, ambiente em que a identidade cultural estabelece relação com a história da imigração alemã e com elementos do patrimônio imaterial e material. Como resultado das experiências extensionistas, o projeto tem criado espaços de discussão e problematização a respeito dos traços identitários que se relacionam à paisagem cultural e à memória social coletiva, contribuindo para que as comunidades exerçam papel protagonista e autoral, bem como de cuidado e preservação em relação ao patrimônio cultural.
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