A significação do bem para a intervenção contemporânea no patrimônio arquitetônico e para sua condição como referência cultural
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v16i2.3196Palavras-chave:
Restauração, Patrimônio arquitetônico, Intervenção, Significação, Identidade culturalResumo
A intervenção contemporânea no patrimônio arquitetônico é influenciada por dinâmicas socioculturais que envolvem o consumo cultural e podem comprometer o bem como referência cultural para preservação. Em face disso, discute-se a significação na definição da intervenção nesse tipo de patrimônio. Por meio de revisão bibliográfica estruturada basicamente em reflexões que são partilhadas por autores influentes, centrando a análise na historiografia desse conceito e, ainda, correlacionando-o com os entendimentos observados em documentos técnicos de caráter orientador e regulador. Considera-se que a intervenção contemporânea baseada principalmente na significação conferida pelos grupos sociais locais/regionais, produz um “discurso” no qual prevalece a preexistência e, consequentemente, resguarda a identidade cultural desses grupos, além da diversidade. De modo que, observar se a preexistência é preponderante no “discurso” da intervenção é um parâmetro indicativo da conservação do bem como referência cultural, no panorama contemporâneo.
Referências
*Fontes Documentais*
CARTA de Veneza. Carta Internacional Sobre Conservacão e Restauração de Monumentos e Sítios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS E TÉCNICOS DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS, 2., 1964, Veneza. Anais... Veneza: 1964. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/venice_sp.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
DECLARAÇAO de Xi’an Sobre a Conservação do Entorno Edificado, Sítios e Áreas do Patrimônio Cultural. In: ASSEMBLÉIA GERAL DO ICOMOS, 15., 2005, Xi’an. Anais... Xi’an:2005. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/xian-declaration-por.pd>. Acesso em: 10 maio 2019.
DELHI Declaration on Heritage and Democracy. In: GENERAL ASSEMBLY OF THE INTERNATIONAL ICOMOS, 19., 2017, Delhi. Anais... Delhi: 2017. Disponível em: encurtador.com.br/pFRS3. Acesso em: 10 maio 2019.
IPHAN. DOCUMENTO LEGAL No 375, DE 17 DE AGOSTO DE 2018 Institui a Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan e dá outras providências. [S.l: s.n.]. Disponível em: encurtador.com.br/nqFMW. Acesso em: 10 maio 2019.
ITINERARIOS Culturales. In: ASAMBLEA GENERAL DEL ICOMOS, 16., 2008, Québec. Anais... Québec: 2008. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/culturalroutes_sp.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
THE DECLARATION of San Antonio. In: INTERAMERICAN SYMPOSIUM ON AUTENTICITY IN THE CONSERVATION AND MANAGEMENT OF THE CULTURAL HERITAGETO (ICOMOS National Committees of the Americas), 1996, San Antonio. Anais... San Antonio: 1996. Disponível em: encurtador.com.br/btEJQ. Acesso em: 10 maio 2019.
THE FLORENCE Declaration on Heritage and Landscape as Human Values. In: GENERAL ASSEMBLY OF THE INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTS AND SITES (ICOMOS), 18., 2014, Florence. Anais... Florence: 2014. Disponível em: encurtador.com.br/oCNO5. Acesso em: 10 maio 2019.
THE NARA Document on. In: CONFERENCE ON AUTHENTICITY IN RELATION TO THE WORLD HERITAGE CONVENTION (UNESCO, ICCROM e ICOMOS), 1994, Nara. Anais... Nara: 1994. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/nara-e.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
*Bibliografia*
BRANDI, C. Teoria da restauração. 2. reimp. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. v. 5.
CANCLINI, N. G. O patrimonio cultural e a Construção Imaginária do Nacional. Revista de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 2, n. 23, p. 95–115, 1994. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=8429. Acesso em: 10 maio 2019.
CARBONARA, G. Tendencias actuales de la Restauración en Italia. Loggia, Arquitectura & Restauración, n. 6, p. 12–23, 1998.
CARBONARA, G. An Italian contribution to architectural restoration. Frontiers of Architectural Research, v. 1, n. 1, p. 2–9, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095263512000088. Acesso em: 10 maio 2019.
CHOAY, F. Patrimônio e mundialização. 2. ed. Évora: Licorne; CHAIA, 2005.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70, 2006.
FONSECA, M. C. L. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ: Minc-Iphan, 2005.
FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 59–79. Disponível em: https://bityli.com/0NXu1. Acesso em: 10 maio 2019.
GONÇALVES, J. R. S. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
GONÇALVES, J. R. S. O patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. (org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 25–33.
GONÇALVES, J. R. S. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos, v. 28, n. 55, p. 211, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v28n55/0103-2186-eh-28-55-0211.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HARTOG, F. Tempo e Patrimônio. Varia Historia, v. 22, n. 36, p. 261–273, 2006. Disponível em: https://bityli.com/YWHWP. Acesso em: 10 maio 2019.
KÜHL, B. M. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro. Cotia, SP: Atelie Editorial, 2008.
MENESES, U. T. B. de. Identidade cultural e arqueologia. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 20, p. 33–36, 1984.
MENESES, U. T. B. de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: FÓRUM NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL: SISTEMA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS PARA UMA NOVA GESTÃO, 1., 2009, Ouro Preto. Anais. Ouro Preto: 2009. Disponível em: http://bit.ly/2YTJ7dj. Acesso em: 10 maio 2019.
MOTTA, L. A apropriação do patrimônio urbano: do estético-estilístico nacional ao consumo visual global. In: ARANTES, A. A. (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000, p. 256–287.
MOTTA, L.; THOMPSON, A. Entorno dos bens tombados: do objeto visível ao contexto cultural. In: GAZZANEO, L. M. C. (org.). Patrimônio e paisagem em espaços lusófonos e hispânicos: tendências e projeções: o futuro aqui e agora. Rio de Janeiro: UFRJ; FAU; PROARQ, 2012.
NASCIMENTO, F. B. do. Patrimônio Cultural e escrita da história: a hipótese do documento na prática do Iphan nos anos 1980. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 24, n. 3, p. 121–147, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126845. Acesso em: 10 maio 2019.
SCIFONI, S. Cultura e problemática urbana. In: Crise urbana. São Paulo: Contexto, 2015, p. 129–142.
SCIFONI, S. Práticas da preservação na França, México e Brasil: convergências de um debate. Revista CPC, n. esp. 21, p. 49-66, 2016.
SMITH, L. Uses of heritage. Oxon; New York: Routledge, 2006.
SOLÀ-MORALES, I. de. Patrimonio arquitectónico o parque temático. DC PAPERS, Revista de Crítica y Teoría de la Arquitectura, n. 1, p. 5-11, 1998. Disponível em: http://bit.ly/2YK2xRy. Acesso em: 10 maio 2019.
SOLÀ-MORALES, I. de. Intervenciones. Barcelona: G. Gili, 2006.
VIÑAS, S. M. Teoría contemporánea de la restauración. Madri: Síntesis, 2003.
ZEIN, R. V.; di MARCO, A. R. Paradoxos do valor artístico e a definição de critérios de preservação na arquitetura, inclusive moderna. Arquitextos, v. 9, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Cristina Csepcsenyi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.