Memórias afro-brasileiras no Estado do Paraná
as práticas de vida da comunidade Quilombola Paiol de Telha
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v14i1.3336Palavras-chave:
Memórias afro-brasileiras, Patrimônio cultural, Práticas de vida, Saberes e fazeres, Comunidade Paiol de TelhaResumo
Os territórios tradicionais além de assegurar a sobrevivência dos povos e comunidades quilombolas constituem a base para a produção e a reprodução do seu patrimônio cultural. Na Comunidade Quilombola Paiol de Telha, no centro sul do estado do Paraná-Brasil, os saberes e as práticas são transmitidos de geração a geração e envolvem um acúmulo de conhecimentos sobre os modos de vida dos descendentes de homens e de mulheres escravizados. Ao analisarmos as suas práticas percebemos que os processos de sociabilidade que organizam a identidade desse grupo têm ultrapassado as fronteiras espaciais nas quais estão inseridos e vêm sendo gradualmente construídos mediante novos elos que a comunidade agrega. Concluímos que a memória é o fio condutor que nos leva a entender o território quilombola da “Comunidade Paiol de Telha” como Patrimônio cultural negro no Paraná.
Referências
ARANTES, Antônio Augusto. Sobre inventários e outros instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural intangível: ensaio de antropologia pública. Anuário Antropológico 2007/2008. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. p. 173-222.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas: Papyrus, 1989
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998.
BRASIL. Decreto nº 4.887, de 12 de novembro de 2003: Dispõe sobre a análise, seleção e aprovação dos projetos inovadores de cursos, financiamento e transferência de recursos, e concessão de bolsas de manutenção e de prêmios de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de
novembro de 2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 nov. p. 2. 2003.
BURKE, Peter. Variedades da história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
BUTI, Rafael Palermo. Acerca do pertencimento: percursos da comunidade invernada Paiol de telha em um contexto de reivindicação de terras. 2009. 196f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
CALÁBRIA, Juliana. Processo de Comunidade Quilombola pode ser anulado no Paraná. Disponível em: http://www.cedefes.org.br/?p=afro_detalhe&id_afro=10189. Acesso em 08 jul. 2014.
CARVALHO, Maria Celina Pereira de. Bairros negros do Vale do Ribeira: do ‘escravo’ ao ‘quilombo’. Campinas, SP, 2006. 211f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais).- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 2006.
FELIPE, Delton Aparecido. Historiografia sobre os quilombos no Brasil: A terra e a memória como patrimônio cultural. In: Livro de Atas 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa – Portugal, 2015.
FUNARTE. Região Sul – Paraná: Comunidade de Invernada Paiol da Telha. Disponível em: http://www.souquilombola.com.br/estados/comunidade_de_invernada_pr_cont.html. Acesso em: 08 jun. 2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.
JOCOSKI, Valmir. Estudos sobre a organização política e a representatividade social da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão – Município de Pinhão (Pr). Guarapuava: Faculdades Guarapuava. Contrato Social, Revista Eletrônica do Curso de Ciências Sociais, nº 1, ano 1, p. 98 -108, 2011.
MARTINS, Sebastião Meira. Guarapuava, nossa gente e suas origens. Guarapuava, Secretaria Municipal de Cultura, s.d. TEIXEIRA, Murilo Walter. Continente Guarapuavano. Guarapuava: Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, 1999.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 25, dez. 1993.
PELEGRINI, Sandra Cassia Araújo. A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na conntemporaneidade. História (UNESP), v. 27, p. 145-173, 2008.
POLLACK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992.
______. Memória, esquecimento e silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, nº 3, 1989.
VERONEZZI, Fernando; DA SILVA, Fernando Alexandre. A pluralidade do espaço rural de Guarapuava (Pr): a contribuição do povo negro e o cotidiano das famílias do quilombo “Invernada Paiol de Telha”. Revista da ABPN, v. 5, n. 10, mar-jun., 2013, p. 227-242.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Delton Aparecido Felipe, Sandra de Cássia Araújo Pelegrini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.