Uma vida em que o futuro se narra como presente do passado
horizonte memorialista da infância de Moacyr Scliar
Palavras-chave:
Identidade, Alteridade, Pertença, Scliar, JudaísmoResumo
Pretende-se, por meio deste artigo, destacar algumas relações do contexto social, político e cultural – do Brasil em geral e do Rio Grande do Sul em particular – com alguns episódios biográficos do escritor Moacyr Scliar, em especial de sua infância e início de adolescência. Com efeito, tal artigo visa também pôr em relevo a trajetória dos amigos e familiares do escritor, no contexto multicultural da comunidade étnica Ashkenazita em que ele foi criado, e a possível relação dessa vivência com a futura escolha da temática judaica presente em várias de suas obras. Porém, sem ter a intenção de transferir mecanicamente esse horizonte memorial para o mundo ficcional de Scliar. Uma vez que, segundo nossa interpretação, a complexidade e importância da produção do escritor extrapola o espaço bairrista do Bom Fim, de Porto Alegre e mesmo do Brasil; adquirindo um caráter universal no contexto maior da cultura judaica.
Referências
ALMEIDA, Adriana Antunes. A estética da cidade pela geografia do afeto na obra de Moacyr Scliar. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, v. 5, n. 8, p. 17-25, 2011.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
BRASIL, Luis Antonio de Assis. O universo nas ruas do mundo. In ZILBERMAN, R. &
BERND, Z. O viajante transcultural: leituras da obra de Moacyr Scliar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
CARDOSO, João Batista. Hibridismo cultural na América Latina. ITINERÁRIOS - Revista de Literatura, n. 27, p. 79-90, 2008.
CORREIA, Patrícia Cardoso. Moacyr Scliar: imagens do judaísmo na cultura brasileira. Revista Lusófona de Ciência das Religiões – Ano IV, 2005 / n.º 7/8 – p. 191-234. 2005.
GERTZ, René. Colonização – Segunda Fase. Releituras da História do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Editora Oficial, 20011.
GRITTI, Isabel. Rosa. Imigração judaica no Rio Grande do Sul: a Jewish Colonization Association e a colonização de Quatro Irmãos. Porto Alegre: Marins Livreiro Editor, 1997.
GUINSBURG, Jacó. Literatura e teatro Ídiche. Aventura de uma língua errante. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Teatro, Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 1972, 158 p. mimeo.
MARIANTE, Helio Moro. História do tradicionalismo sul-rio-grandense. Porto Alegre: Smith, 1976.
SCARPELLI, Marli Fantini. Guimarães Rosa: fronteiras, margens, passagens. São Paulo: Senac, 2004.
SCLIAR, Moacyr & SOUZA, Márcio, Entre Moisés e Macunaíma. Os Judeus que descobriram o Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
SCLIAR, Moacyr. Memórias judaicas. In: SLAVUTZKY, Abrão (Org.). A paixão de ser: depoimentos e ensaios sobre a identidade judaica. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 1998.
______. Judaísmo: dispersão e unidade. São Paulo: Ática, 1994.
______. Cenas da vida minúscula. Porto Alegre: L&PM, 1991.
______. Caminhos da esperança: a presença judaica no Rio Grande do Sul. São Paulo: Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, 1991.
______. A condição judaica: das tábuas da lei à mesa da cozinha. Porto Alegre: L&PM, 1985.
______. Os deuses de Raquel. RJ: Expressão e Cultura, 1975; Porto Alegre: L&PM, 1983.
______. O ciclo das águas. Porto Alegre: Editora Globo, 1975.
WALDMAN, Berta. Entre Passos e Rastros: Presença Judaica na Literatura Brasileira Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Do Bom Fim para o mundo: entrevista com Moacyr Scliar. WebMosaica, v. 1, n. 2, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lincoln Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.