“O Espaço da Memória"
a formação, as inter-relações e o acervo pessoal de Fernando Augusto Albuquerque Mourão
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v12i2.3483Palavras-chave:
Acervo Pessoal, Casa dos Estudantes do Império, Centro de Estudos Africanos, Coleção Autores Africanos, Fernando MourãoResumo
A partir do contato com o acervo pessoal do Professor Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão, este estudo pretende salientar as contribuições do intelectual nas diversas áreas em que atuou, recompondo, por sua vez, os arquivos e registros memorialísticos pertencentes ao seu acervo. Com a análise destes conjuntos pessoais almeja-se destacar partes da trajetória de uma das figuras incontornáveis da intelectualidade brasileira. Para isso, serão evidenciadas partes do seu percurso, desde o seu envolvimento com a Casa dos Estudantes do Império, em Portugal, até a formação de um espaço seminal para os estudos africanos no Brasil e seus desmembramentos com as relações internacionais africanas, isto é: O Centro de Estudos Africanos, da Universidade de São
Paulo.
Referências
LARANJEIRA, José Pires. Introdução: uma casa de mensagens anti-imperiais. In: Mensagem: Boletim da Casa dos Estudantes do Império. 2.ed. Lisboa: Lousanense, 1996.
MASCARO, Alysson Leandro. Presença de Fernando Mourão no mundo jurídico. África: Revista do Centro de Estudos Africanos da USP, São Paulo, número especial, p. 261-267, 2012.
MOURÃO, Fernando. A sociedade angolana através da literatura. São Paulo: Ática, 1978.
______. O Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. s/d., p. 1-20.
______. Múltiplas faces da identidade africana. In: África – Revista do Centro de Estudos africanos da Universidade de São Paulo: São Paulo: USP, n. 18-19, 1995/96, p. 5-21.
______. Memorial. São Paulo: USP, 1988.
______. O contexto histórico-cultural da criação literária em Agostinho Neto: memórias dos anos cinquenta. In: Revista África: Revista do Centro de Estudos Africanos da USP. São Paulo: USP, n. 14-15, 1991-1992, p. 55-68.
SANTOS, José Francisco. Movimento Afro-Brasileiro Pró-Libertação de Angola (MABLA) - Um Amplo Movimento” – Relação Brasil e Angola de 1960 a 1975. 2010.197f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010, p. 40-89.
TENREIRO, José Francisco; ANDRADE, Mário Pinto de. Poesia negra de expressão portuguesa. Coleção: para a história das literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: África – literatura, arte e cultura, 1982.
GONÇALVES, Américo. O Brasil descobre literatura angolana. Revista de Angola. Luanda, ago. 1983, ano 7, n. 69. Povo e Cultura, p. 56.
VIEIRA, José Luandino. A Vida Verdadeira de Domingos Xavier. São Paulo: Ática, 1979. (Coleção Autores Africanos, 1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Clauber Ribeiro Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.