A instrução pública republicana como patrimônio educacional no município de Bagé/RS
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v11i2.3538Palavras-chave:
Educação Pública Primária, Patrimônio Histórico, Patrimônio CulturalResumo
Este artigo faz parte da pesquisa realizada nos acervos documentais (jornais e relatórios Intendenciais) presentes no Museu Dom Diogo de Souza e do Arquivo Público Municipal da cidade de Bagé/RS e tem por objetivo compreender as especificidades da Instrução Pública Primária como possibilidade de mudanças sociais e culturais. Neste sentido, pretende-se estabelecer diálogos historiográficos sobre as concepções da Instrução Pública Municipal, como uma possibilidade de resgate do patrimônio cultural e educacional da cidade na década de 1920, bem como apontar as mudanças educacionais, urbanas, culturais e sociais promovidas pelo pensamento republicano. Assim, as análises propostas estão subsidiadas pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentos.
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