O trabalho de um Centro de Documentação
O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel
Palavras-chave:
Centros de Documentação, Acervos, História do TrabalhoResumo
O Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da Universidade Federal de Pelotas acumula as funções de preservar acervos, por meio de um centro especializado em documentação sobre temas vinculados à história social e regional e de um laboratório de pesquisa; além de prestar assessorias em áreas como guarda de acervos, história da região e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constitui-se em um Centro de Documentação com rico e variado acervo, principalmente sobre a região sul. O NDH funciona há 23 anos, agregando vários pesquisadores, que contam com o auxílio de bolsistas e estagiários por eles orientados. Esta comunicação objetiva apresentar as principais documentações existentes no núcleo, especialmente aquelas vinculadas à história institucional dos trabalhadores, bem como potencialidades para o seu uso.
Referências
BELLOTTO, Heloisa Arquivos permanentes. Tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BIAVASCHI, Magda Barros. O direito do trabalho no Brasil – 1930-1942: a construção do sujeito de direitos trabalhistas. São Paulo: Ltr/Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho, 2007.
CAMARGO, Célia. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p.49-63.
GOMES, Angela de Castro. Retrato Falado: a Justiça do Trabalho na visão de seus magistrados. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 37, p. 55-80, jan./jun., 2006.
HOBSBAWM, Eric Sobre História. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
LONER, Beatriz. UFPel: um breve histórico. In: MAGALHÃES, Mario. UFPel, 30 anos. Pelotas: Ed.UFPel, 1999, p. 29-45.
LONER, Beatriz; KOSCHIER, Paulo e BEM, Emmanuel. Perfil dos trabalhadores gaúchos: 1933-1939. Comunicação apresentada ao GT 21: Sindicatos, trabalhadores e ações coletivas, no XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Recife, de 29 de maio a 1º de junho de 2007. Disponível em: <http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=151&Itemid=171> Acesso: 12 jun. 2008.
MEIHY, José; HOLANDA, Janaína. História Oral. Como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
SILVA, Fernando Teixeira. Nem Crematório nem museu de curiosidades: por que preservar os documentos da justiça do trabalho. In: BIAVASCHI, Magda Barros; MIRANDA, Maria Guilhermina; LÜBBE, Anita (Coord.). Memória e Preservação de Documentos: Direitos do Cidadão. São Paulo: LTr, 2007. p. 31-51.
SILVA, Zélia Lopes da. Centro de documentação e apoio a pesquisa, um centro de “memória” local? In: ______ (Org). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 85-95.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.