A religião do tamanho do mundo
Palavras-chave:
Religiosidade, Viajantes, Imagens do Brasil, Costumes na América PortuguesaResumo
O presente ensaio aborda a literatura de viagem sobre o Brasil, escrita ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, com o intuito de extrair, daí, uma pequena amostra da imagem que os europeus construíram de um dos traços que, aos seus olhos, mais se destacavam na população local: a religiosidade desmedida e festiva. Trata-se, pois, de uma tentativa muito limitada de mapear uma pequena parte das “verdades” sobre o Brasil e suas gentes que o habitante do Velho Mundo construiu e partilhou ao longo dos séculos, verdades que, em larga medida, guiaram as suas ações nesta parte do globo.
Referências
AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. Brasil 500. Quarenta documentos. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001. 350 p.
NÓBREGA, Manuel da. Diálogo sobre a conversão do gentio. Com preliminares e anotações históricas e críticas de Serafim Leite. Lisboa: Ministério dos Negócios Estrangeiros, 1954. 133 p.
BOXER, Charles Ralph. A Igreja e a Expansão Ibérica. Lisboa: Edições 70, 1989. 155 p.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. Outras Visões do Rio de Janeiro Colonial. Antologia de Textos (1582-1808). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2000. 356 p.
______.Visões do Rio de Janeiro Colonial. Antologia de Textos (1531-1800). 3a ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2008. 346 p.
______. A construção do Brasil na literatura de viagens dos séculos XVI, XVII e XVIII. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, Editora da UNESP, 2011 (no prelo). 523 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Jean Marcel Carvalho França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.