Materialidade e deslocamento

A hipótese de inserção tardia do frontispício no códice da Irmandade do Bom Sucesso de Vila Nova da Rainha do Caeté (1717)

Authors

Keywords:

Illuminated manuscript;, Codicology;, Material analysis;, Scientific analysis;, Conservation-restoration.

Abstract

This article presents a codicological and material analysis of the Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Vila Nova da Rainha do Caeté, dated 1717 and currently held by Arquivo Público Mineiro. The investigation focuses on the manuscript's frontispiece, whose later insertion into the original body of the codex is suggested by material and structural evidence. The hypothesis is supported by an interdisciplinary approach that combines historiographical reading, codicological study, and scientific analysis of cultural heritage, including laboratory techniques such as micro X-ray fluorescence (m-XRF). The comparison of analytical results across different parts of the manuscript (frontispiece, inserted engraving, and main body) validates the hypothesis of the frontispiece and engraving being later additions, suggesting a folio produced by the same “Calligrapher of the Golden Birds,” later adapted to integrate the manuscript. Furthermore, the identification of materials outside the scribe’s typical palette in the engraving indicates the participation of another artisan in localized areas of its ornamentation. This research contributes to the understanding of the production and transformation processes of codices in the Luso-Brazilian colonial context, highlighting material analysis as an interpretive tool for reconstructing documentary trajectories.

Author Biographies

Rodolpho Antonio Pereira Zanibone, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Artes, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG). É mestre em Artes (2024) e bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2021) pela mesma universidade, além de bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015).

Márcia Almada, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes e no Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma universidade. É doutora, mestre e licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado na Universidade de Campinas e na Universidade Federal Fluminense. Foi professora visitante na University of West Attica (Grécia). Recebeu bolsas de estudos da FAPEMIG e da Capes para estágio de doutoramento no exterior. É especialista em livros raros e preservação de acervos artísticos e históricos, com experiência na área de História, com ênfase em Arte e Cultura.

Luiz Antonio Cruz Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Química — Ciências e Conservação de Bens Culturais pela mesma instituição (1991), com trabalho experimental realizado no IRPA (Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelas, Bélgica), e doutorado em Química também pela UFMG (1996), com trabalho experimental desenvolvido junto ao Getty Conservation Institute, em Los Angeles, EUA. Foi bolsista CAPES Sênior em estágio pós-doutoral na Universidade de Perugia, no Centro SMAArt — Scientific Methodologies Applied to Art and Archaeology, sob a coordenação do Prof. Antonio Sgamellotti (2014). É professor permanente do PPGArtes — Programa de Pós-Graduação em Artes (mestrado e doutorado, Escola de Belas Artes, UFMG) e do PACPS — Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (CAPES Interdisciplinar, mestrado e doutorado, Escola de Arquitetura, UFMG). Coordena o LACICOR — Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR e ao curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atua como professor titular.

References

Referências Bibliográficas

Fontes Manuscritas

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. Compromisso de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Vila Nova da Rainha do Caeté. Coleção Avulsos da Capitania. Código de referência: BR-MGAPM-AVC-003, [1717].

Livros, Artigos e Teses

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Published

2025-09-05

How to Cite

Zanibone, R. A. P., Almada, M., & Souza, L. A. C. (2025). Materialidade e deslocamento: A hipótese de inserção tardia do frontispício no códice da Irmandade do Bom Sucesso de Vila Nova da Rainha do Caeté (1717). Patrimônio E Memória, 21(1), 1–34. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3857