PATRIMÔNIO IMATERIAL
MARCOS, REFERÊNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E ALGUNS DILEMAS
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, Política PúblicaResumo
Recuperando alguns marcos e referências históricas de ações dentro do campo da cultura e do patrimônio, o presente texto visa trazer subsídios para discutir a atual política de patrimônio imaterial no Brasil e apontar alguns dilemas e desafios colocados ao Estado e à sociedade sobre a questão.
Referências
ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: cartas de trabalho. Correspondência com Rodrigo Mello Franco de Andrade, 1936-1945. Brasília: Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Fundação Pró-Memória, 1981.
CALIL, Carlos Augusto M. Sob o signo do Aleijadinho – Blaise Cendrars precursor do Patrimônio Histórico. In: Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª SR/IPHAN, 2006.
CHAUÍ, Marilena. O direito à memória. São Paulo: Departamento de Patrimônio Histórico, 1992.
CHUVA, Márcia. Os Arquitetos da Memória: a construção do patrimônio histórico e artístico nacional no Brasil (anos 30 e 40). 1998. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
FONSECA, Cecília Londres. O patrimônio em processo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ / PHAN-MINC, 1997.
LEITE, João de Souza. A Herança do Olhar: o Design de Aloisio Magalhães. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.