VALE DO PARANAPANEMA
OCUPAÇÃO, ESPECULAÇÃO, DEVASTAÇÃO: 1890-1944
Palavras-chave:
Meio-ambiente, História, DesmatamentoResumo
Situando-se no âmbito da história ambiental, este artigo trata de aspectos relacionados à devastação da floresta que recobria originalmente grande parte das terras que fazem parte do Vale do Paranapanema, no período que se estendeu entre os anos de 1890 e 1944. Como eixo documental de análise foram utilizados diversos tipos de processos que integram o Arquivo do Fórum da Comarca de Assis, considerando a grande quantidade de documentos descritivos da região como forma de obter elementos para abordar o tema do desmatamento.
Referências
BRANNSTROM, C. [Sem título]. [S.l.: s.n.], datilografado. [Sem data].
CAMARGO, J. F. de. Crescimento da população no Estado de São Paulo e seus aspectos econômicos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Econômicas/USP, 1981.
CEDAP - Arquivo do Fórum - Cartório do Primeiro Ofício. Diversos processos judiciais entre as caixas 76 a 191. Assis: Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa, s.d.
CHALHOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro na Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.
COBRA, A. N. Em um recanto do Sertão Paulista. São Paulo: Typ. Hennies Irmãos, 1923.
CORREIA, M. Morte em família: representações jurídicas de papéis sociais. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
CRUZ, A. P. Ante-projeto para a eletrificação do trecho de 140 quilômetros em linha dupla entre São Paulo e Santo Antonio. In: 1924-1940: Projetos, projetos e mais projetos. Disponível em: www.efbrasil.eng.br/electro/efs.html. Acesso em: [data de acesso].
DEAN, W. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 27. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional - Publifolha, 2000.
IVANO, R. Crônicas de fronteira: imagem e imaginário de uma terra conquistada. 2000. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis, 2000.
MILLIET, S. Roteiro do café e outros ensaios. São Paulo: Hucitec; Instituto Nacional do Livro, 1982.
MONBEIG, P. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec; Polis Editora, 1984.
MORAES, M. L. P. M. Companhia Agrícola Francisco Schmidt: origem, formação e desintegração (1890-1924). 1980. Tese (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1980.
PINHEIRO, N. S. Vanuíre: conquista, colonização e indigenismo. Oeste Paulista 1912–1967. 1999. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis, 1999.
RIBEIRO, E. A. Meninas ingênuas: uma espécie em extinção? A sexualidade feminina: entre práticas e representações – Maringá 1950–1980. 1996. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis, 1996.
SAMPAIO, T. Considerações geographicas e econômicas sobre o Valle do rio Paranapanema. São Paulo: Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, Boletim n. 4, 1890.
SANTOS, R. R. dos (org.). Colonização e desenvolvimento do Norte do Paraná. Paraná: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, 1975.
SILVA, R. S. da. Urdiduras e tessituras urbanas. 1996. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Assis, 1996.
TURNER, F. J. O espírito ocidental contra a natureza: mito, história e as terras selvagens. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.