Dossiê "Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências"

2019-12-17

A Revista Faces da História informa que estão abertas as submissões de artigos e resenhas para o dossiê Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências.

Coordenadoras: Dra. Fernanda Sposito (UNIFESP/Brown University) e Dra. Ana Raquel Portugal. 

Os povos indígenas das Américas são parte da história do continente americano desde que parcelas da humanidade passaram a ocupar estes territórios há dezenas de milhares de anos atrás. A partir da chegada dos europeus, os indígenas passaram a fazer parte de suas narrativas e interesses sobre a América. Assim, ao longo da experiência colonial, outros temas e interesses podem até ter relegado as populações ameríndias a terem menos destaque nas questões comerciais, nas reflexões teológicas, ou nas medidas jurídicas e administrativas das Coroas europeias. No entanto, a despeito disso, ao longo desses mais de 500 anos de História, as questões indígenas vêm ressurgindo nas pautas, envolvendo assuntos como soberania, civilização, cultura, religião, trabalho, territórios e fronteiras. Guardadas as especificidades de cada período, o que pretendemos demonstrar através dos estudos que virão a compor este dossiê é que, fosse em 1492, seja em 2019, analisar os interesses e as participações indígenas na história das Américas é pauta de maior relevância. Isso não somente para dimensionar a chamada história indígena, mas justamente porque através das histórias dos povos indígenas podemos ter uma maior compreensão da própria história da América.

Os artigos e resenhas devem ser enviados para a Revista Faces da História até o dia 03 de março de 2020. Para acessar mais informações sobre a submissão de trabalhos, clique aqui: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/about/submissions