A América Latina de Glauber Rocha: um projeto de integração latino-americana no filme A idade da terra (1980)

  • Quezia Brandão
Palavras-chave: A Idade da Terra; Glauber Rocha; América Latina; Cinema Novo Latino- Americano

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma investigação acerca da produção cinematográfica A Idade da Terra (1980), dirigida por Glauber Rocha, pensando as representações sobre a América Latina construídas pelo filme, síntese representativa do projeto político-cultural concebido pelo cineasta brasileiro. Partindo da análise da trajetória do cineasta dentro do Movimento do Nuevo Cine Latinoamericano, o filme será compreendido para além de uma inovação estética de cinema, como um projeto teórico para se repensar a América Latina, valorizando as raízes afroíndias e reconsiderando o passado colonial em termos de herança histórica e cultural. Pensando as questões colocadas pela historiografia da América Latina, esse trabalho propõe-se a abordar, brevemente, uma nova perspectiva sobre a história latino-americana contribuindo para atenuar as resistências quanto ao reconhecimento de uma identidade latino-americana no Brasil e colaborando com a atual temática de integração territorial do continente.

Biografia do Autor

Quezia Brandão

Mestranda – Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS). Orientação: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.

Publicado
2017-08-20
Como Citar
BRANDÃO, Q. A América Latina de Glauber Rocha: um projeto de integração latino-americana no filme A idade da terra (1980). Faces da História, v. 2, n. 1, p. 38-62, 20 ago. 2017.