OS CAMINHOS DO DESCAMINHO: RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS ENTRE BRASIL E ARGENTINA – COMÉRCIO E CONTRABANDO PARA SÃO BORJA E SANTO TOMÉ

  • Marcus Vinicius da COSTA
Palavras-chave: fronteira; cidades-gêmeas; contrabando

Resumo

O objetivo do presente artigo é compreender a prática do contrabando nas e para as cidades-gêmeas de São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil e Santo Tomé, Província de Corrientes, Argentina, na segunda metade do século XIX, tendo como marcos os anos de 1850 e 1889. Ele existiu em pequena e em grande escala, estando inserido dentro de uma cultura fronteiriça específica, as rotas utilizadas pelos contrabandistas eram bastante variadas, ora o contrabando era feito por terra ora era feito pelas águas dos rios, em especial, o rio Uruguai. Buscamos, igualmente, perceber quais foram as propostas de combate ao contrabando elaboradas pelas autoridades do Império do Brasil, bem como, lançar luz sobre a importância dessa prática para as populações locais.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius da COSTA

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) defendeu Tese de Doutorado intitulada: Nação, contrabando e alianças políticas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul na segunda metade do século XIX: relações transfronteiriças entre as comunidades de São Francisco de Borja e Santo Tomé. Mestre em Integração Latino-Americana, Area História Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) defendeu dissertação intitulada: A Revolução Federalista (1893-1895): o contexto platino, as redes, os discursos e os projetos políticos liberal federalistas. Graduado em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), defendeu TCC sobre O Coronelismo em Santo Ângelo. Foi Professor Colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no período de 2007 a 2009, atualmente trabalha em pesquisas sobre as relações trans-fronteiriças entre Brasil e Argentina e outros temas.

Publicado
2017-08-20
Como Citar
COSTA, M. V. DA. OS CAMINHOS DO DESCAMINHO: RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS ENTRE BRASIL E ARGENTINA – COMÉRCIO E CONTRABANDO PARA SÃO BORJA E SANTO TOMÉ. Faces da História, v. 2, n. 1, p. 115-142, 20 ago. 2017.