"Um monstro feroz e indômito nas Gerais”

Francisco José da Silva Capanema e a ascensão social dos fidalgos-mercadores

  • Thiago Enes Universidade Federal Fluminense

Resumo

A sociedade de Antigo Regime caracterizou-se por enaltecer os nobres e o ideal cortesão cavalheiresco e rechaçar os trabalhadores e praticantes dos vis ofícios mecânicos. Entretanto, especialmente Portugal e seus domínios viram surgir um farto comércio e, com ele, figuras que gozavam de poder econômico e almejavam ascender socialmente. Através da análise da atuação de um homem de negócios das Minas Gerais, este artigo discute a relação entre economia de privilégios e a conversão da acumulação mercantil em status pela régia concessão de mercês e benefícios em fins do século XVIII.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e doutorando em história moderna pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Núcleo de História do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
ENES, Thiago. "Um monstro feroz e indômito nas Gerais”. Faces da Historia, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 162-178, jun. 2018. ISSN 2358-3878. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/895>. Acesso em: 18 jul. 2018.