O duo de Estrasburgo e Paul Leuilliot: o nascimento da Revue des Annales d’Histoire Économique et Sociale

  • Andrew Guilherme Okamura Lima

Resumo

Nosso artigo consiste em analisar o período inicial da revista dos Annales. Para isso trabalhamos o contexto da vida dos próprios pais fundadores, suas heranças imateriais e suas influências. Dedicamo-nos, ainda, a estabelecer um pequeno paralelo em relação ao pensamento de Bloch e Febvre, a fim de tornar mais clara a relação, por vezes, contraditória dos dois historiadores. Contudo, apesar dessas diferenças, houve uma união em Estrasburgo de forma que o projeto de uma revista de âmbito internacional fosse viabilizado. Ainda em relação à revista, observamos uma grande dificuldade nas negociações com a Librarie Armand Colin, que passou a interferir diretamente na constituição dos nomes dos membros do corpo editorial. Também pudemos vislumbrar a importância da figura de Paul Leuilliot na organização dos Annales.

##submission.authorBiography##

Andrew Guilherme Okamura Lima

Mestre em História – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis – Av. Dom Antonio, 2100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo, Brasil. Bolsista CAPES.

Publicado
2017-08-12
Como Citar
LIMA, Andrew Guilherme Okamura. O duo de Estrasburgo e Paul Leuilliot: o nascimento da Revue des Annales d’Histoire Économique et Sociale. Faces da Historia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 147-174, ago. 2017. ISSN 2358-3878. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/96>. Acesso em: 20 out. 2017.