PRÁTICAS DE CRÍTICA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO:
UMA EXPERIÊNCIA COM DIÁRIO DE LEITURAS E ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Palavras-chave:
ensino de literatura; formação do professor; leitura literária, Diários, crítica literária, literatura na escolaResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de leitura e mediação do texto literário no Ensino Médio alicerçadas na ideia de que “Ensinar literatura só pode significar ensinar na literatura” (MONTES, 2017). Em contraposição a um ensino distanciado de seu objeto – o texto -, defende-se a centralidade da relação texto-leitor-mundo, como espaço propício para o aprofundamento da leitura implicada e subjetiva (ROUXEL 2012; JOUVE,2012) em diálogo intrínseco com uma postura crítico-analítica diante dos textos lidos. Esta discussão baseia-se em um relato de experiência realizado em turmas de 1º ano do EM com a produção de diários de leitura a partir de “Ensaio sobre a cegueira”. Nesta prática foi possível perceber a realização coletiva de um interessante exercício de crítica literária, fortalecendo o caráter da literatura na escola como experiência de pertencimento a uma comunidade de leitores.