PRÁTICAS DE CRÍTICA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO:

UMA EXPERIÊNCIA COM DIÁRIO DE LEITURAS E ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Autores

  • Maria Coelho Araripe de Paula Gomes UFRJ

Palavras-chave:

ensino de literatura; formação do professor; leitura literária, Diários, crítica literária, literatura na escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de leitura e mediação do texto literário no Ensino Médio alicerçadas na ideia de que “Ensinar literatura só pode significar ensinar na literatura” (MONTES, 2017). Em contraposição a um ensino distanciado de seu objeto – o texto -, defende-se a centralidade da relação texto-leitor-mundo, como espaço propício para o aprofundamento da leitura implicada e subjetiva (ROUXEL 2012; JOUVE,2012) em diálogo intrínseco com uma postura crítico-analítica diante dos textos lidos. Esta discussão baseia-se em um relato de experiência realizado em turmas de 1º ano do EM com a produção de diários de leitura a partir de “Ensaio sobre a cegueira”. Nesta prática foi possível perceber a realização coletiva de um interessante exercício de crítica literária, fortalecendo o caráter da literatura na escola como experiência de pertencimento a uma comunidade de leitores.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Coelho Araripe de Paula Gomes, M. (2024). PRÁTICAS DE CRÍTICA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: : UMA EXPERIÊNCIA COM DIÁRIO DE LEITURAS E ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 79–99. Recuperado de http://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2706

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES