ROMANCE GRÁFICO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
Graphic novel as pedagogical potential in High School
Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Romance gráfico, Multiletramento e multimodalidade, Ensino MédioResumo
Pesquisas como Retratos da Leitura no Brasil têm evidenciado baixos índices de leitura dos brasileiros se comparados com os de outros países. Apesar disso, as aulas de Língua Portuguesa, na escola, em geral, privilegiam o texto verbal escrito, negligenciando, muitas vezes, outras linguagens que poderiam contribuir para minimizar esses índices. Nessa perspectiva, no intuito de enriquecer as possibilidades de trabalho com a literatura na escola e de contribuir com a formação do leitor, este estudo, de natureza básica e de cunho bibliográfico, busca discutir a inserção do romance gráfico no Ensino Médio. Embora mormente ignorado, esse gênero, que está cada vez mais presente no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) Literário, pode ter boa recepção, aguçar a criatividade dos alunos, além de oferecer possibilidade de contato com temas e autores contemporâneos.