: Conheça a Parrésia - Revista Discente de Psicologia

A ideia da Revista aparece pela primeira vez no início de 2014 durante uma aula de Seminários de Pesquisa, com a turma de mestrandos que haviam ingressado no curso no segundo semestre de 2013. A discussão é inspirada em algumas experiências exitosas de outras pós-graduações. Perante a ideia, os alunos começam a discutir essa possibilidade com os outros discentes da pós.

Concomitante com esse processo, estávamos também construindo maior diálogo entre a pós-graduação de psicologia na UNESP de Assis, e nos fortalecendo enquanto grupo de alunos. Com a greve de 2014, algumas pautas e discussões ficaram esvaziadas, e parte do movimento foi perdendo força. No entanto, no segundo semestre de 2014, com a entrada dos novos alunos, as discussões foram retomadas e novamente o grupo de alunos se organizava, conseguindo cada vez mais espaço e conquistas. As reflexões referentes à revista foram retomadas e levadas adiante por alguns alunos, tomando novo corpo e se caracterizando cada vez mais como realidade.

No final de 2014, foram muitas as discussões e perguntas sobre a concretização da revista. Com o processo se desenrolando de modo democrático e coletivo. Foi então que em 2015 firmamos melhor o contrato do que queríamos e de quem participaria da revista. Ao longo de 2015 o grupo trabalhou bastante, se reunindo, pensando e repensando desde o nome até os cargos e fluxos dos artigos enviados. Em meados de 2015 que fechamos o nome e também estatuto e o escopo da revista.

Decidimos que a revista: seria discente, semestral, online, e que se chamaria Parrésia – Revista Discente de Psicologia. Assim, a revista é um periódico que publica artigos inéditos na área de Psicologia e Sociedade, coincidente com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Psicologia da UNESP de Assis. Firmamos que a política editorial da revista seria estimular a pesquisa e o debate interdisciplinar, amparados por uma perspectiva crítica e transformadora que considere a complexidade social e as singularidades dos sujeitos.


Esta é uma revista criada, editada e gerenciada por discentes de graduação e pós-graduação em Psicologia. Para qualquer dúvida, esclarecimento ou crítica, envie e-mail para revistaparresia@hotmail.com