O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto está de acordo com as normas da revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores Parrésia

Elementos iniciais

Os trabalhos a serem submetidos à Parrésia poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol. O documento deve estar em formato para Word for Windows ou Open Office, em papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda 3 cm, e inferior e direita de 2 cm. O espaçamento entre linhas deve ser 1,5 (um e meio). A fonte utilizada deve ser Times New Roman, em tamanho 12.

 

Extensão dos textos (exceto folha de rosto)

Artigos originais (estudos empíricos, revisão de literatura, artigos teóricos e relato de experiência) – mínimo 10, máximo 25 páginas.

Ensaios – máximo 15 páginas.

Resenhas –  máximo 5 páginas.

Entrevistas – máximo 20 páginas.

 

Título

O título deve ser escrito centralizado, em caixa alta, negrito, em tamanho 12, até 12 palavras. O título em inglês (obrigatório) deve estar logo abaixo do título em português, com as mesmas especificações. O espaçamento também deverá ser 1,5 cm.

 

Resumo e palavras-chave

O Resumo deve vir logo abaixo do título, iniciado com a palavra “Resumo” em caixa alta, alinhado à esquerda. O resumo deve iniciar nesta mesma linha, após a marcação de dois pontos. O resumo deverá ter de 150 a 250 palavras, com alinhamento justificado, tamanho 12, letra Times New Roman, espaçamento 1,5 cm. Logo abaixo deve vir “Palavras-chave”, com apenas a primeira letra maiúscula, seguida de dois pontos. Deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra-chave em maiúscula. O “Abstract” deve seguir exatamente as mesmas especificações do “Resumo”, devendo ser uma tradução deste, e vir logo abaixo. As keywords também deverão seguir as mesmas especificações das palavras-chave.

 

Estrutura do texto

O texto deverá iniciar logo abaixo das keywords, com uma linha de espaço. O autor deverá identificar o título das seções alinhado à esquerda, sem recuo de entrada, com apenas a primeira letra em maiúsculo, em negrito, sem numeração. O recuo de entrada do parágrafo deve ser de 1,25 cm, espaçamento 1,5 cm, alinhamento justificado.

 

Citações

As citações seguirão o sistema proposto na NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NASCIMENTO, 1985). No caso de haver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (NASCIMENTO, J., 1989) e (NASCIMENTO, H., 2003). No caso da coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (NASCIMENTO, João, 1989) e (NASCIMENTO, Helder, 2003). Se o nome do autor estiver citado no texto,  indica-se apenas a data entre parênteses: “NASCIMENTO (1982) afirma que...” . Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (HASHIMOTO, 1999, p. 315). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (CRUZ, 2005, p. 12-15).

No caso de se utilizar citações de obras de autoria de um mesmo autor e que foram publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (ABRÃO, 1995a, 1995b). No caso de a obra tiver dois ou três autores, deverão todos os sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (SOUZA; SILVA; CORREA, 1945); quando houver mais de três autores, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GONÇALVES et al., 1980).

As citações diretas de até três linhas devem estar inseridas dentro do próprio corpo do texto, entre aspas duplas. As aspas simples só deverão ser utilizadas quando indicarem citação no interior da citação. No caso de citações diretas com mais de três linhas, estas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem uso de aspas, tamanho 11. As intervenções nas citações diretas devem ser indicadas da seguinte forma: 1) supressão: [...]; 2) interpolação, acréscimo ou comentário: [   ]; 3) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico com a expressão [grifo nosso]. No caso de supressão de grifos do original, a indicação deve ser feita numa nota de rodapé.  No caso de acúmulo de grifos do autor e do original, deve-se usar a expressão [grifos nossos e do original].

 

Notas

Todas as notas deverão ser inseridas no rodapé da própria página, e jamais no final do texto. Deverão ser escritos em tamanho 10, letra Times New Roman, espaçamento simples. Não deverão ser indicadas referências completas em notas de rodapé, apenas a indicação autor-data (NASCIMENTO, 1987), e a referência completa deve estar na parte de Referências.

 

Ilustrações, tabelas e outros artefatos de imagem

Serão aceitos trabalhos com até sete artefatos (desenhos, figuras, fotografias, fluxogramas, gráficos, organogramas, mapas, retratos, entre outros). Para inserção de mais artefatos deste tipo, deve-se entrar em contato com a revista por meio de endereço eletrônico (revistaparresia@hotmail.com). Todos os artefatos deverão, para serem aceitos, estar assinalados no texto, identificados na parte superior, e numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto, com alinhamento centralizado. A fonte deve ser identificada em formato simples (p.e. FLORES, 2003), e a referência completa deverá estar nas Referências. Deverá ser usado tamanho 10, tanto na identificação como na fonte. Outras informações complementares devem estar logo abaixo da fonte, também em tamanho 10. Com exceção da identificação do artefato, todos os outros elementos referentes a este aspecto devem estar alinhados à esquerda.

As imagens (quando houver) devem ser escaneadas com, no mínimo, 300 DPIs. de resolução e enviadas separadamente do arquivo do artigo, no campo Documento Suplementar (docs.sup.).  Todas as imagens devem estar identificadas, e com créditos e fontes (nome da obra ou legenda da fotografia, nome do artista ou do fotógrafo, nome do livro, revista ou jornal em que tenha sido publicada, data da publicação e número da página)

A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução, em todos os casos, ficará a cargo dos autores.

 

Tabelas

Todas as informações tratadas estatisticamente deverão ser inseridas em tabelas. Elas devem ser numeradas em números arábicos na ordem que aparecem. Todos os elementos exteriores das tabelas devem seguir as instruções das ilustrações. O interior da tabela deve ser em tamanho 11, sem utilizar as bordas externas. Não deverão ser usados quadros para informações tratadas estatisticamente.

 

Agradecimentos

Os agradecimentos deverão ser inseridos como nota, a partir do título do trabalho (ver normas para notas), e deverão ser endereçados apenas a instituições e agências de fomento.

 

Considerações éticas

Os trabalhos que apresentem relatos que envolvam seres humanos deverão estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Não serão aceitos trabalhos que façam experimentos com animais. Os documentos que tratam a Resolução 196/96 deverão ser anexados no trabalho, como anexo, em documento separado.

 

Referências

Deverá ser utilizada a NBR 6023 da ABNT. Todos os autores devem ser citados, não importa sua quantidade. O espaçamento das referências deve ser simples, e deve existir uma linha de espaço entre uma referência e outra.