Reflexões sobre a história escolar e o ensino por competências na BNCC

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino de História, Concepção de Ensino, Competências

Resumo

O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre a História Escolar e o ensino por competências presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos anos finais do Ensino Fundamental. No nosso entender, ainda que esteja travestida por princípios democráticos e progressistas, a História Escolar, exposta no documento, não possibilita ao docente superar o modelo tradicional de ensino. Ademais, a noção de competência escolar, amplamente utilizada na BNCC como a nova “pedra filosofal” da Educação brasileira oculta velhos problemas das políticas de ensino, dentre eles, o do investimento público.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Lima Barbosa, Universidade de São Paulo

Doutor em História Social pela UNESP/Assis, Pós-Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP/RP), onde realiza estudos concernentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de História. Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo (USP/RP)

Professora Associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Livre Docente em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Pós-Doutorado em Didática da História e da Geografia na Universidad de Oviedo, Espanha. Doutora e Mestre em Educação na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Francislaine Soledade Carniel, Universidade de São Paulo (USP/RP)

Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo – FFCLRP-USP. Graduada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá – CUBM.

Publicado
2019-12-16
Como Citar
BARBOSA, P. P. L.; LASTÓRIA, A. C.; CARNIEL, F. S. Reflexões sobre a história escolar e o ensino por competências na BNCC. Faces da História, v. 6, n. 2, p. 513-528, 16 dez. 2019.