Da compreensão à produção de incongruências por uma criança pequena

dados de humor

Autores

  • Caroline Prado Gouvêa Unesp FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
  • Alessandra Del Ré Unesp/Araraquara
  • Alessandra Jacqueline Vieira UFRGS

Palavras-chave:

Humor, Incongruência, Criança, Aquisição de linguagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de compreensão e de produção das incongruências que vão produzir um efeito humorístico no discurso de uma criança (S.), a partir de dados selecionados de 3;2 a 4;1 anos. Essa incongruência pode ser entendida enquanto uma ruptura, algo estranho e inesperado, que causa uma quebra no encadeamento discursivo (KINTSCH; VAN DIJK, 1978; ATTARDO, 1994; 2008) e, com ela, desencadeiam-se situações humorísticas que serão compartilhadas pelos interlocutores. A partir de uma abordagem dialógico-discursiva (DEL RÉ et al, 2014 a e b), considerando a alteridade, a conivência entre os interlocutores, a dialogia, a cultura (micro e macro), os contextos discursivos etc., foi possível observar que, por meio do diálogo com o outro e das interações empreendidas, S. pôde compreender a função e o funcionamento desse fenômeno (ruptura) como parte integrante do humor, incorporando-o em seus enunciados, em diferentes situações discursivas. Os dados de S. pertencem ao banco de dados do grupo NALingua (CNPq) e foram filmados em ambiente familiar, em situações cotidianas (refeições, brincadeiras etc.), em momentos de interação entre a criança e seus familiares. Os exemplos trazidos e as análises realizadas revelam que a incongruência encontrada nos enunciados humorísticos das situações em que S. participa tem algumas especificidades e desempenha um papel importante nesse processo de entrada da criança no humor linguageiro e que o humor, de um modo geral, está presente desde muito cedo na linguagem, contribuindo para que se possa observar, a partir de um outro ponto de vista – o infantil –, de que forma se constrói essa importante manifestação cultural, enquanto lócus de crítica e de divergência, por meio do cômico.

Biografia do Autor

Caroline Prado Gouvêa, Unesp FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Graduada em Letras pela Unesp, Araraquara-SP, mestranda do Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp/Araraquara, Araraquara-SP. Bolsista CAPES.

Alessandra Del Ré, Unesp/Araraquara

Professora do Departamento de Linguística da UNESP/FCLAr- Araraquara-SP e Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp/Araraquara-SP. Bolsista Produtividade CNPq.

Alessandra Jacqueline Vieira, UFRGS

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS/Porto Alegre-RS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFRGS/ Porto Alegre-RS. Bolsa FAURGS.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

PRADO GOUVÊA, Caroline; DEL RÉ, Alessandra; JACQUELINE VIEIRA, Alessandra. Da compreensão à produção de incongruências por uma criança pequena: dados de humor. Faces da História, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 195–215, 2020. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1777. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê