Da compreensão à produção de incongruências por uma criança pequena

dados de humor

Autores

  • Caroline Prado Gouvêa Unesp FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
  • Alessandra Del Ré Unesp/Araraquara
  • Alessandra Jacqueline Vieira UFRGS

Palavras-chave:

Humor, Incongruência, Criança, Aquisição de linguagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de compreensão e de produção das incongruências que vão produzir um efeito humorístico no discurso de uma criança (S.), a partir de dados selecionados de 3;2 a 4;1 anos. Essa incongruência pode ser entendida enquanto uma ruptura, algo estranho e inesperado, que causa uma quebra no encadeamento discursivo (KINTSCH; VAN DIJK, 1978; ATTARDO, 1994; 2008) e, com ela, desencadeiam-se situações humorísticas que serão compartilhadas pelos interlocutores. A partir de uma abordagem dialógico-discursiva (DEL RÉ et al, 2014 a e b), considerando a alteridade, a conivência entre os interlocutores, a dialogia, a cultura (micro e macro), os contextos discursivos etc., foi possível observar que, por meio do diálogo com o outro e das interações empreendidas, S. pôde compreender a função e o funcionamento desse fenômeno (ruptura) como parte integrante do humor, incorporando-o em seus enunciados, em diferentes situações discursivas. Os dados de S. pertencem ao banco de dados do grupo NALingua (CNPq) e foram filmados em ambiente familiar, em situações cotidianas (refeições, brincadeiras etc.), em momentos de interação entre a criança e seus familiares. Os exemplos trazidos e as análises realizadas revelam que a incongruência encontrada nos enunciados humorísticos das situações em que S. participa tem algumas especificidades e desempenha um papel importante nesse processo de entrada da criança no humor linguageiro e que o humor, de um modo geral, está presente desde muito cedo na linguagem, contribuindo para que se possa observar, a partir de um outro ponto de vista – o infantil –, de que forma se constrói essa importante manifestação cultural, enquanto lócus de crítica e de divergência, por meio do cômico.

Biografia do Autor

Caroline Prado Gouvêa, Unesp FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Graduada em Letras pela Unesp, Araraquara-SP, mestranda do Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp/Araraquara, Araraquara-SP. Bolsista CAPES.

Alessandra Del Ré, Unesp/Araraquara

Professora do Departamento de Linguística da UNESP/FCLAr- Araraquara-SP e Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp/Araraquara-SP. Bolsista Produtividade CNPq.

Alessandra Jacqueline Vieira, UFRGS

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS/Porto Alegre-RS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFRGS/ Porto Alegre-RS. Bolsa FAURGS.

Referências

AIMARD, Paule. Les bébés de l’humour. Liège/Bruxelas: Pierre Mardaga, 1988.

ATTARDO, Salvatore. Encyclopedia of humor studies. Vol. 1 e 2. Thousand Oaks. California: Sage publications, 2014.ATTARDO, S. A primer for the linguistics of humor. In:

RASKIN, Victor. The primer of The primer of humor research. Berlin: Mouton de Gruyter, 2008.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Hucitec, 1997.

BARIAUD, Françoise. La genèse de l'humour chez l'enfant. Paris: Presses Universitaires de France, 1983.

BERGER, Arthur Asa. An anatomy of humor. London and New York: Routledge –Taylor & Francis Group, 1992.

BRUNER, Jérôme. Le développement de l’enfant: savoir faire, savoir dire. Paris : PressesUniversitaires de France, 1991.

BRUNER, Jérôme. Comment les enfants apprennent à parler. Paris : Retz, 2004.

CARRAUSSE, Séverine; CARRAUSSE, Maryse. L’enfance du rire, Humoresque, n. 30, Paris, Maison des Sciences de l’homme, automne 2009, s/p.

DEL RÉ, Alessandra. Conivência e humor nas interações criança-adulto e criança-criança.Afinal, já sabem para que serve a Linguística? São Paulo: SDI/FFLCH/USP, p. 177-188, 2002.

DEL RÉ, Alessandra; MORGENSTERN, Aliyah. To laugh or not to laugh: that is the question Les premières manifestations de l’humour chez l’enfant In: IADA 2009 - Polyphony and Intertextuality in Dialogue. Barcelona: University of Münster, v.2. p. 41 – 54, 2010.

DEL RÉ, Alessandra. A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

DEL RÉ, Alessandra; PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina. (eds.). A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014a.

DEL RÉ, Alessandra, PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina (eds.). Explorando o discurso da criança. São Paulo: Contexto, 2014b.

DEL RÉ, Alessandra; MORGENSTERN, Aliyah; DODANE, Christelle; QUIMELLO, Heitor. Diversão partilhada, humor e ironia: um estudo sobre a produção de enunciados por uma criança brasileira. In: DEL RÉ, Alessandra; PAULA, Luciane de; MENDONÇA, Marina (ed.). Explorando o discurso da criança. São Paulo: Contexto, 2014a.

DEL RÉ, Alessandra; DODANE, Christelle; MORGENSTERN, Aliyah. De l'amusement partagé à la production de l'humour chez l'enfant. In: FARHAT, Mokhtar; LACOSTE, Francis. L'humour dans le bassin méditerranéen: contacts linguistiques et culturels. Gafsa, Tunísia: Nouha éditions, 2015. p.115 – 139..

DEL RÉ, Alessandra, HILÁRIO, Rosângela Nogarini; RODRIGUES, Rubens Antônio. O corpus NALingua e as tecnologias de apoio: a constituição de um banco de dados de fala de crianças no Brasil. Artefactum ,Rio de Janeiro, v.13, p.1 - 16, 2016.

DEL RE, A DEL RE, A.; DE SANTIS, A. B.. Algumas reflexões sobre a constituição do discurso humorístico infantil: o caso de uma criança bilíngue franco-brasileira. In:

BARBOSA, Marinalva; MORAIS, Carlos Francisco de; VIDAL, Maria Eunice Barbosa (Org.). Teorias de Linguagens: pesquisa e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 109-128.

DEL RE, Alessandra; DODANE, Christelle; MORGENSTERN, Aliyah. Enunciados humoristicos infantis em foco: Implicações pragmaticas, cognitivas e sociais. Lingüística, Montevideo , v. 35, n. 2, p. 235-254, dez. 2019 . Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-312X2019000200235&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 05 dez. 2020. Epub 01-Dic-2019. http://dx.doi.org/10.5935/2079-312x.20190026.

FEUERHAHN, Nelly. Le comique et l'enfance. Paris: PUF, 1993.

FIGUEIRA, Rosa Attié. Dados anedóticos: quando a fala da criança provoca o riso... humor e aquisição da linguagem. Línguas e Instrumentos Linguísticos, v. 6, p. 27-61, 2001.

FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. v. VIII. Tradução Jayme Salomão. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969 [1905].

FRANÇOIS, Frédéric. Morale et mise en mots. Paris: L’harmattan, 1994.

GARITTE, Catherine. La scatologie qui fait rire des enfants. Rires scatologiques. Humoresque, Paris, n. 22, jun. 2005.

GOUVEA, Caroline Prado. A compreensão da incongruência por uma criança pequena: dados de humor. Relatório de Iniciação Científica: relatório entregue ao CNPq. Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Araraquara, 2019.

GOUVEA, Caroline Prado. A produção da incongruência por uma criança pequena: dados de humor na infância. Relatório de Iniciação Científica: relatório entregue ao CNPq. Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Araraquara, 2020.

HILÁRIO, Rosângela Nogarini et al. O CHAT e o CLAN como ferramentas metodológicas nos trabalhos em aquisição da linguagem. In: DEL RÉ, Alessandra; ROMERO, Márcia. Na língua do outro: estudos interdisciplinares em aquisição de linguagens. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 229 – 247.

KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun Adrianus. Toward a model of text comprehension and production. Psychological review, v. 85, n. 5, p. 363, 1978.

MACWHINNEY, Brian. The CHILDES project: Tools for analyzing talk: Transcription format and programs. 3a. edição. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

MCROCZINSK, Anna Carolina; DEL RÉ, Alessandra; VIEIRA, Alessandra Jacqueline. Humor in children's discourse: a case study of a bilingual child (Brazilian Portuguese and German). Bulletin of the Transilvania University of Braşov, Series IV: Philology & Cultural Studies, dez. 2019, p. 61-82.

MIREAULT, Gina; REDDY, Vasudevi. Humor in Infants: Developmental and Psychological Perspectives. Springer International Publishing, 2016.

MORREALL, John. A new theory of laughter. Philosophical Studies: An International Journal for Philosophy in the Analytic Tradition, v. 42, n. 2, p. 243-254, 1982.

SALAZAR-ORVIG, Anne. Les mouvements du discours: style, référence et dialogue dans des entretiens cliniques. Paris: Harmattan, 1999.

SALAZAR-ORVIG, Anne. Eléments pour l’analyse de la connivence dans le dialogue. In:

BONDI, Marina; STATI, Sorin. (Orgs.). Dialogue Analysis 2000, Selected papers from the 10th IADA Anniversary Conference, Bologna 2000. Tübingen: Niemeyer, 2003, p.339-350.

VIEIRA, Alessandra Jacqueline; DEL RÉ, Alessandra. Argumentação, humor e incongruência na linguagem da criança. Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 2, p. 1133-1149, jul. 2019.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 4ª. ed, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

PRADO GOUVÊA, Caroline; DEL RÉ, Alessandra; JACQUELINE VIEIRA, Alessandra. Da compreensão à produção de incongruências por uma criança pequena: dados de humor. Faces da História, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 195–215, 2020. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1777. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê