Entre disputas de narrativas

A formação do campo disciplinar da História do Direito no Brasil

Autores

  • Vitor Luis Marques dos Santos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

História do Direito, Educação Jurídica, Epistemologia Jurídica

Resumo

O presente texto, sem qualquer pretensão exaustiva e totalizante, objetiva refletir acerca das contribuições teóricas que discutem a construção do campo da História do Direito no Brasil nas últimas décadas, refletindo qual o papel deste saber frente à cultura jurídica contemporânea. Para tanto, aqui, faz-se mister contextualizar o debate crítico sobre as práticas curriculares hegemônicas em torno da educação jurídica contemporânea e os processos de disputa pela afirmação da autonomia/relevância da historiografia jurídica para a formação discente. Aponta-se, entretanto, a necessidade de efetivação de processos de disputa que reconstruam uma narrativa jushistórica que rechace os valores positivistas, anacrônicos, etnocêntricos, racistas e epistemicidas, onde a relação entre direito, história e diversidade possa integrar a nova quadra das faculdades de direito.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

SANTOS, Vitor Luis Marques dos. Entre disputas de narrativas: A formação do campo disciplinar da História do Direito no Brasil. Faces da História, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 437–461, 2020. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1598. Acesso em: 20 abr. 2024.