Cinema e consumo popular de pornochanchadas

da nudez explorada às representações femininas (1970)

Autores

  • Pedro Vilarinho Castelo Branco Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Julio Eduardo Soares de Sá Alvarenga Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Cinema, Dominação, História e Gênero, Pornochanchadas

Resumo

O presente artigo tem como objetivos principais discutir contextos históricos das pornochanchadas, dominação masculina, utilização da nudez e as formas como mulheres eram representadas nesses filmes, de forma dialogada com referências bibliográficas de história e gênero, identidades e teoria do cinema. Como fontes, utiliza os filmes Um Virgem na Praça (1973), dirigido por Roberto Machado e Mulheres Violentadas (1977), dirigido por Francisco Cavalcanti, além de arquivos hemerográficos e notícias da internet. O recorte temporal escolhido é a década de 1970, e coincide parcialmente com o período de maior efervescência das pornochanchadas no Brasil. Os interlocutores utilizados são E. Ann Kaplan, Linda Williams, Marc Ferro, Pierre Bourdieu e Stuart Hall, entre outros.

Biografia do Autor

Pedro Vilarinho Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI.

Julio Eduardo Soares de Sá Alvarenga, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI.

Referências

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

CASTELO BRANCO, Pedro Vilarinho; SOARES DE SÁ ALVARENGA, Julio Eduardo. Cinema e consumo popular de pornochanchadas : da nudez explorada às representações femininas (1970). Faces da História, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 160–175, 2020. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1750. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê