Novas características curatoriais em festivais de cinema brasileiros contemporâneos no século XXI

Authors

  • Adriano Ramalho Garrett Universidade Anhembi Morumbi
  • Sheila Schvarzman

Keywords:

Curadoria em cinema; Cinema Brasileiro Contemporâneo; Festivais audiovisuais; Cinema Independente Brasileiro; Estudos de festivais de cinema

Abstract

This article proposes to historicize and conceptualize the transformations of the selection and programming work in brazilian film festivals in the 21st century, when the term “curatorship” became most common in the national cinema field. Starting from a proposal of division between concepts of lato sensu curatorship (the existence, inherent to any film festival, of some type of selection and programming) and stricto sensu curatorship (with characteristics such as the establishment of a conceptual framework, the publicization of curatorial work, joint thinking, historical vision, specialization and continuity), we highlight events that we understand as part of this last group, such as forumdoc.bh, Mostra do Filme Livre, Cine Esquema Novo, Semana dos Realizadores, CachoeiraDoc and Mostra de Tiradentes, placing them within a broader context of changes in brazilian audiovisual.

References

ARTHUSO, Raul. O ilustre estranho: sobre a “tiradentização” do cinema brasileiro. Revista Cinética, São Paulo, 2015. Disponível em <http://revistacinetica.com.br/home/o-ilustre-estranho-sobre-atiradentizacao-do-cinema-brasileiro/>. Acesso em: 12 abr. 2022.

ÁVILA, Alisson. Objetos Audiovisuais Não Identificados. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: Edufes, 2018. p. 160-164.

BOSMA, Peter. Film Programming: Curating for Cinemas, Festivals, Archives. Nova York: Wallflower Press, 2015.

BORDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2007.

CESAR, Amaranta. “Os festivais ainda olham pouco para a produção dos novos sujeitos históricos”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2017a. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/os-festivais-ainda-olham-pouco-para-a-producao-dos-novos-sujeitos-historicos/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

CESAR, Amaranta. VIII CachoeiraDoc relembra passado para pensar cinema engajado no Brasil atual. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2017b. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/amaranta-cesar-fala-sobre-o-viii-cachoeiradoc/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

CORRÊA, Paulo Vitor Luz. Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais

Brasileiros e Sessão Lei Aldir Blanc - edição 2021. São Paulo, 2022. Disponível em:

<https://linktr.ee/estudosfestivais>. Acesso em: 17 fev. 2022.

D’ANGELO, Raquel Hallak (org.). Catálogo da 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Belo Horizonte: Universo Produção, 2007.

D’ANGELO, Raquel Hallak (org.). Catálogo da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Belo Horizonte: Universo Produção, 2009.

DE VALCK, Marijke. Finding audiences for films: festival programming in historical perspective. In: RUOFF, J. (org.) Coming Soon to a Festival Near You: Programming Film Festivals. St. Andrews, Escócia: St Andrews Film Books, 2012.

DE VALCK, Marijke. Fostering Art, Adding Value, Cultivating Taste: Film Festivals as Sites of Cultural Legitimization. In: DE VALCK, Marijke; KREDELL, Brendan; LOIST, Skadi (orgs.). Film Festivals: history, theory, method, practice. Londres: Routledge, 2016. p. 100-116.

FOSTER, Lila; GUIMARÃES, Victor. “Se não há uma certa estabilidade, é até difícil falar de curadoria”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://cinefestivais.com.br/lila-foster-e-victor-guimaraes-falam-sobre-a-curadoria-da-22a-mostra-de-tiradentes/>. Acesso em: 16 mai. 2022.

GARRETT, Adriano Ramalho. A curadoria em cinema no Brasil contemporâneo: Festivais de Cinema e o caso da Mostra Aurora (2008-2012). Dissertação. (Mestrado em Comunicação). São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, 2020. Disponível em: <https://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/2021/09/Dissertacao-ADRIANO-RAMALHO-GARRETT.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2022.

IKEDA, Marcelo. Novos desafios na curadoria e programação no cinema brasileiro do século XXI. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: Edufes, 2018. p. 107-116.

LEAL, Antônio; MATTOS, Tetê (Org.). Painel setorial dos festivais audiovisuais: indicadores 2007-2008-2009. 2011. Disponível em:

<https://docs.wixstatic.com/ugd/ad023a_361a33219ac0492ab69fa0034bd38071.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2022.

MATTOS, Tetê. Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais

brasileiros. In: BAMBA, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de

caso. Salvador: EDUFBA, 2013. p. 117-131.

MATTOS, Tetê; MELO, Izabel de Fátima Cruz; MUYLAERT, Juliana. Olhares e perspectivas sobre os festivais audiovisuais. In: Revista Rebeca, ano 10, n. 2, 2021.

ORICCHIO, Luiz Zanin. Algumas palavras finais sobre o Festival de Brasília de 2014. O

Estado de S. Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:

<https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/algumas-palavras-finais-sobre-o-festival-de-brasilia-de-2014/>. Acesso em: 12 abr. 2022.

RASTEGAR, Roya. Seeing differently: the curatorial potential of film festival programming. In: DE VALCK, Marijke; KREDELL, Brendan; LOIST, Skadi (orgs.). Film Festivals: history, theory, method, practice. Londres: Routledge, 2016. p. 181-195.

VALENTE, Eduardo. Eduardo Valente assume curadoria e traz novas ideias ao Festival de Brasília. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 24 jun. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2HtNhVO. Acesso em: 17 fev. 2022.

VIVÊNCIA em curadoria da perspectiva das mulheres. Cachoeira: CachoeiraDoc, [2016]. Disponível em: https://bit.ly/3i33UUS Acesso em: 17 fev. 2022.

WEBB, Jen; SCHIRATO, Tony; DANAHER, Geoff. Understanding Bourdieu. Los Angeles: Sage, 2002.

WHITAKER, Guilherme et al. “É importante reconhecer as distintas afetividades que mobilizam as obras”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2018. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/equipe-de-curadoria-fala-sobre-mostra-do-filme-livre/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

Published

2022-06-27

How to Cite

RAMALHO GARRETT, Adriano; SCHVARZMAN, Sheila. Novas características curatoriais em festivais de cinema brasileiros contemporâneos no século XXI. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 220–244, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2309. Acesso em: 3 jul. 2024.