Cinema, política e arte: a trajetória do Clube de Cinema de Assis (1959-1983)
Keywords:
Clube de Cinema de Assis; Cineclubismo; Cinema; Ditadura militarAbstract
No presente artigo pretende-se abordar as práticas desenvolvidas pelo Clube de Cinema de Assis, nas décadas de 60 a 80, abordando mais precisamente, seus projetos de cunho político e cultural e sua relação com o movimento cineclubista. Para tanto, será proposta uma apresentação de uma comparação analítica de três momentos distintos do Clube, a partir das diferenças discursivas e institucionais. Os eixos centrais investigados neste trabalho dizem respeito às perspectivas sobre o cinema entendido como manifestação cultural no que tange à exibição fílmica e à formação de público em uma cidade interiorana.
References
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
CHAVES, G. M. Para além do cinema o Cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964). Dissertação de mestrado: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
CHRISTOFOLETTI, Rodrigo. Assis em Mosaico: caminhos para a construção de uma história. São Paulo: All Print editora, 2009.
CORRÊA, Anna Maria Martinez. (Org.). UNESP 30 anos: memória e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
CORREA, JR., Fausto. Cinematecas e cineclubes: políticas e cinema no projeto da Cinemateca Brasileira (1952/1973). São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
GATTI, André. Cineclube. In: RAMOS, F.; MIRANDA, L. F. (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac, p.128, 2000.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Paulo Emílio: crítica de cinema no suplemento literário. vol. I e II, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
LISBOA, Fatima Sebastiana Gomes. O cineclubismo na América Latina: idéias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina (1940-1970). In: CAPELATO, Maria Helena et al (Org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007.
MATELA, Rose Clair. Cineclubismo, memórias dos anos de chumbo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2008.
MORAES, Dênis. As Esquerdas e o Golpe de 64. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.
MORENO, Antônio. Cinema Brasileiro. Goiânia/Rio de Janeiro: EDUG/EDUFF, 1996.
NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: arte, resistência e lutas culturais durante o regime militar. Tese de Livre Docência em História do Brasil Independente, Universidade de São Paulo, 2011.
OLIVEIRA, Fábio Ruela de. História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964) – Memória da formação de um instituto superior no interior paulista. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis (UNESP), Assis/SP, 2002.
ROCHA, Flávio Rogério. Dinafilmes e o Cineclubismo: a distribuição alternativa de curtas-metragem durante a década de 1970 no Brasil. In: Domínios da Imagem, Londrina, ano V, n. 9, p. 83-94, novembro 2011.
SILVA, Zélia Lopes da; FERREIRA, Sandra Aparecida (Org.). A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro. Assis: UNESP-Campus de Assis, 2012.
VALLE, Maria Ribeiro do; CARDOSO, Clodoaldo Meneguelo; FERREIRA, Antonio Celso; CORRÊA, Anna Maria Martinez. Tenho algo a dizer: memórias da Unesp na ditadura civil-militar (1964-1985). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
ZANATTO, Rafael. Luzes e sombras: Paulo Emílio Salles Gomes e a Cultura Cinematográfica (1954-9). Dissertação de mestrado: FCL-Assis, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.