Educação metodista no interior de São Paulo
movimentos e conexões entre o final do século XIX e o início do XX
Palabras clave:
História do Brasil, Metodismo, História da educação, ModernidadeResumen
Este artigo investiga a experiência missionária metodista no Brasil, entre o final do século XIX e início do XX, a partir de relatos de missionários envolvidos com as obras educacionais da igreja. A pesquisa é baseada na análise de documentação da missão (cartas, folhetos, relatórios e jornais) e em sua presença no interior da província/estado de São Paulo, abordando a formação de uma rede internacional que, percorrendo as estruturas de comunicação e circulação da modernidade capitalista (difusão da imprensa, ferrovias, vapor, telégrafo, etc.), acompanhou a expansão das fronteiras de ocupação socioeconômica da região por meio da construção de projetos de educação e moralização na nascente vida urbana. Nesse sentido, para além de uma análise confinada a recortes regionais, a pesquisa mapeia as conexões transnacionais e os processos de circulação que construíram novos horizontes socioculturais nas fronteiras de ocupação do interior.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.