O cotidiano dos meninos internados no Seminário de Santana na cidade de São Paulo (1825 – 1868)

Autores/as

  • Robson Roberto da Silva

Palabras clave:

Infância Abandonada. Internato. Educação. Aprendiz, Trabalho.

Resumen

Foi durante o século XIX que a questão da infância abandonada saiu do âmbito familiar e tornou-se uma questão pública na cidade de São Paulo. Assim, a iniciativa da Igreja Católica, da caridade da sociedade civil e do Governo Provincial foi fundada em 1825, conjuntamente com a Roda dos Expostos, o Seminário de Santana, um internato para meninos abandonados que, após o período da primeira infância, eram internados para sua devida educação. Nesse local, seria priorizada a instrução de um ofício, cuja utilização de seu trabalho em oficinas e fábricas seria incentivada e essas crianças foram recrutadas durante a Guerra do Paraguai como aprendizes no Arsenal da Marinha. Este artigo utilizou como fontes de pesquisa a documentação existente no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) composta de cartas, ofícios, relatórios, petições etc. na qual a trajetória de vida desses meninos pode ser visualizada na sua formação como cidadãos.

Biografía del autor/a

Robson Roberto da Silva

Doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis – SP (FCL), sob orientação da Prof.(a) Dr.(a) Lucia Helena de Oliveira Silva. Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina – PR (2008). Mestre em História Social (PPGHS) pela Universidade Estadual de Londrina – PR (2013).

Citas

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Cómo citar

SILVA, Robson Roberto da. O cotidiano dos meninos internados no Seminário de Santana na cidade de São Paulo (1825 – 1868). Faces da História, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 215–235, 2015. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/201. Acesso em: 3 jul. 2024.