O filme histórico e a construção da nacionalidade em O Álamo, de John Wayne
Palabras clave:
História do Estados UnidosResumen
O cinema tem na história uma fonte inesgotável para seus filmes, representando personagens e eventos. Dentre estes eventos, um dos que mais chamou a atenção de Hollywood foi a Batalha do Álamo, travada em março de 1836 entre colonos texanos e o governo do México. Com uma produção vasta ao longo de quase um século, o conflito serviu de inspiração para diversos diretores, dentre eles John Wayne, sempre lembrado por suas atuações em filmes do gênero western. O Álamo, lançado em 1960, foi sua primeira experiência como diretor e a escolha deste tema não foi fortuita. O mito construído em torno deste conflito possui todos os elementos que Wayne julgava constituírem a América: a luta contra um governo tirânico e a defesa incondicional da liberdade. O presente artigo tem como objetivo analisar o filme O Álamo e os elementos presentes nele que constituem a nacionalidade estadunidense.
Citas
CRISP, James. Slething the Alamo: Davy Crockett's last stand and others myteries of the Texas Revolution. Nova Iorque: Oxford University Press, 2005.
EYMAN, Scott. John Wayne: Life and Legend. EUA: Simon & Schuster, 2014
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FOHLEN, Claude. A fronteira: uma explicação da História Americana? in. ______. América Anglo-Saxônica de 1815 à Atualidade. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1981. p. 281-301.
FLORES, Richard. Remembering The Alamo: Memory, modernity and master symbol. EUA: University of Texas Press, 2002.
GIROTTO, Breno. A vitória dos Vencidos: Política e identidade nacional norte-americana no filme O Álamo, de John Wayne. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181854
JOHANNSEN, Robert. Introduction. In. HAYNES, Sam; MORRIS, Christopher [ed]. Manifest Destiny and Empire: American Antebellum Expansion. EUA: Texas A & M University Press, 1997. p. 3-20.
JUNQUEIRA, Mary Anne. Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900). São Paulo: Edusp, 2018.
MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2713
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 235-289
NIGRA, Fabio. El cine histórico de Hollywood como acción hegemónica. Anos 90, Porto Alegre, v. 22, n. 42, p. 375-405, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/download/51883/36154
ROBERTS, Randy; OLSON, James. A Line in the Sand: The Alamo in Blood and Memory.
Nova Iorque: The Free Pass, 2001.
____________. John Wayne: American. New York: The Free Press, 1995.
TUCKER, Phillip. Exodus from the Alamo: The Anatomy of the Last Stand Myth. Havertown & Newburry: Casemate Publishers, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Faces da História concordam com a cessão dos direitos autorais dos manuscritos, processo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista Faces da História pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.